Fucionamento_img1.gif 2. Fucionamento
     Ultra Wideband é uma tecnologia de transmissão por rádio definida por ocupar uma banda superior a 20% da freqüência central ou de banda maior que 1,5 Ghz.
     Uma grande diferença entre a UWB e outras tecnologias de banda estreita reside no fato de a UWB não utilizar a chamada onda portadora (que é modulada para transmissões convencionais de rádio, por exemplo), mas sim uma transmissão em impulsos sucessivos extremamente curtos (funções semelhantes ao delta de Dirac, com duração menor que 1ns) espalhados em uma ampla faixa no espectro de frequências. Devido a este fato, o sinal possui uma baixa densidade espectral de potência. Uma característica importante, conseqüência do fato da banda utilizada ser muito larga, é que a potência do equipamento deve ser pequena, permitindo assim o reuso do espectro eletromagnético (conceito semelhante à multiplexação espacial utilizada nas redes de telefonia celular). A limitação de potência nos prefacia os potenciais de tal tecnologia (por exemplo, seria uma boa substituta para o Bluetooth, mas não para uma rede wireless de médio ou longo alcance).
    Como característica técnica a UWB apresenta-se robusta em relação a componentes de multi-caminhos (quando a mesma transmissão é refletida por diferentes percursos possivelmente interferindo consigo mesma, tema a ser tratado mais adiante em O problema do multi-caminho). Uma relativa insensibilidade à interferência também é observada devido à larga faixa de freqüência pela qual o sinal se propaga.