Introdução

       A biometria é uma área da ciência dedicada à identificação de indivíduos a partir de propriedades físicas ou comportamentais diferenciáveis. Ou seja, apenas um indivíduo apresenta um conjunto de propriedades para uma dada característica, como ocorre com a impressão digital (em que uma pessoa apresenta sua impressão digital com um determinado conjunto de linhas que marcam os dedos).
       O reconhecimento de íris é um dos tipos de biometria existentes. Para realizar o reconhecimento de uma íris, existem diversos algoritmos. Esses algoritmos desenvolvidos estão focados no pré-processamento, que busca eliminar partes que não são relevantes, na codificação, cujo objetivo é estabelecer uma forma de representação para registrar várias íris, e na comparação, em que os código armazenados são utilizados para avaliar se duas íris são iguais.
       O uso da biometria para o reconhecimento da íris pode resolver alguns problemas encontrados atualmente. A fraude é um deles, visto que a presença do indivíduo no local é essencial para a identificação da íris, o que evita, por exemplo, a entrada de funcionários desautorizados dentro de uma empresa. Além disso, a substituição de instrumentos que utilizam senhas para autorizar o acesso, como os cartões de crédito, pode ser importante para evitar fraudes, pois o pagamento de uma conta ou a compra de algum produto através de comércio eletrônico exige o consentimento dessa pessoa.
       Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar as técnicas utilizadas para o reconhecimento da íris, uma vez que sua motivação está pautada na aplicação dessa tecnologia em diferentes setores da sociedade.