Aplicações

       Para entender algumas aplicações da íris no reconhecimento de seres humanos, as principais vantagens e desvantagens são enumeradas abaixo.
       As principais vantagens relacionadas ao reconhecimento de íris são:
  • Parte do corpo que se preserva bastante ao longo dos anos, salvo exceções;
  • Apesar de ser visível, a mesma encontra-se na parte interna do olho, o que constitui uma proteção contra o seu desgaste;
  • São praticamente únicas, uma vez que a probabilidade de ocorrência de duas íris iguais é de, aproximadamente, uma em um quatrilhão;
  • E não é necessária a realização de treinamentos, uma vez que indivíduos não precisam aprender a usar o sistema para serem identificados.

       Por outro lado, existem desvantagens quanto ao uso da íris, como:
  • Custos altos para o desenvolvimento de projetos com essa tecnologia;
  • Sujeita a fraude, uma vez que os registros eletrônicos aonde são armazenados os dados das íris podem sofrer alterações;
  • E pequenas interferências do meio podem ocasionar dificuldades, como por exemplo, a variação constante de luminosidade no meio de captura de imagens ou mesmo o uso de lentes de contato;

       Um exemplo de aplicação para reconhecimento de íris é a linha LG IRIS de produtos da empresa de tecnologia sul-coreana LG (LG Iris Recognition). Esta linha é uma plataforma composta basicamente de dispositivos para captura e de softwares para realizar o processamento das imagens. Além do sistema de reconhecimento de íris, o sistema desenvolvido apresentou alguns aperfeiçoamentos. Duas foram as principais mudanças: a capacidade de realizar movimentos durante a captura, sendo que movimentos muito rápidos não são tolerados e a possibilidade de captura da imagem a distâncias variadas. Uma das mais reconhecidas aplicações da linha de produtos da LG é o gerenciamento de recursos humanos, já que através do reconhecimento de íris, funcionários de empresas podem registrar seus horários de entrada e saída. Infelizmente, este tipo de aplicação ainda é para poucas companhias já que, apesar de confiável, é uma tecnologia ainda muito cara.
graphic
 
Imagem 3 - Produto LG para captura de imagem de íris (retirada de LG Iris Recognition)

       Alguns aeroportos no mundo já apresentam o reconhecimento de íris como parte do procedimento para a realização de viagens, conforme informa reportagens da (BBC News) e da (CNN.com). A utilização dessa tecnologia também ocorre em ambientes internos dos aeroportos, como no acesso de funcionários a áreas restritas. Assim, esse procedimento de segurança pode evitar ações terroristas e facilitar a identificação de uma pessoa. Além disso, o desenvolvimento das técnicas e dos algoritmos utilizados pode favorecer a aplicação dessa tecnologia com custos mais baixos e, até mesmo, com uma velocidade de processamento maior, estimulando a sua aplicação na redução de atividades que demoram um tempo considerado. Alguns dos aeroportos que já apresentam o reconhecimento de íris estão localizados nos Estados Unidos da América, na Inglaterra e nos Emirados Árabes (Horst).

       A empresa americana L-1 Identity Solutions, por exemplo, uma das grandes no setor de identificação, possui em sua gama de produtos, soluções de tecnologia de identificação biométrica para aplicações móveis, tais como validação de identidade para: autorizar transações bancárias por telefone celular; identificar suspeitos de crimes em abordagens policiais (e militares, como é apresentado no próprio sítio desta empresa, usando o exemplo das Forças Armadas dos EUA na Guerra do Iraque); e agilizar o trabalho dos legistas em soluções de crimes (L1 Identity Solutions).

       Além disso, uma ferramenta com o nome GRUS IRIS TOOL (desenvolvida pela empresa GRUSOFT) foi analisada e testada. Pela ferramenta, foi possível perceber que a mesma realiza todo o processo de reconhecimento de íris através de imagens fornecidas pelo usuário. Além disso, a GRUS IRIS TOOL é separada em três funcionalidades principais: identificação, autenticação e verificação da biblioteca de íris. Enquanto a identificação verifica se a íris fornecida pode ser dita diferente de todas as outras coletadas, a verificação da biblioteca avalia se a íris fornecida apresenta um nível de informação usável ou não. Essa última funcionalidade leva em consideração a qualidade da imagem obtida. Já a autenticação favorece a confirmação de uma pessoa que já tenha sua íris armazenada na biblioteca (GRUS IRIS TOOL).

       Através dessa organização em três conjuntos principais, A GRUS IRIS TOOL é capaz de obter diversas informações a respeito da íris em sua biblioteca, como a Distância de Hamming, limite de decisão e o gráfico do comportamento da curva criada a partir da relação entre a taxa de acertar quando duas íris forem diferentes e a taxa de errar quando duas íris forem iguais. O limite de decisão informa qual o menor valor da Distância de Hamming, para que possamos assegurar que duas íris são diferentes (GRUS IRIS TOOL).