Considerações Finais

     Esta seção tem por objetivo apresentar a conclusão em relação ao reconhecimento de íris e as principais perguntas e respostas do trabalho.

Conclusão

       A biometria é uma área da ciência que, conforme apresentado nesse trabalho, possui diferentes classificações, determinadas de acordo com o tipo de característica física ou comportamental selecionada para ser utilizada. E aliada às tecnologias em ascensão nas últimas décadas, algumas dessas classificações estão recebendo apoio para o seu desenvolvimento. Exemplo disso é a biometria para reconhecimento de íris, que pode utilizar diferentes algoritmos para as etapas apresentadas. Dentro dessa diversidade de algoritmos, os Wavelets 2-D de Gabor, criado por John Daugman, é um exemplo de sucesso, sendo bastante utilizado em sistemas e dispositivos em todo o mundo.
       Apesar dos avanços nessa área de pesquisa e do desenvolvimento de diversos sistemas capazes de realizar o reconhecimento da íris, muitos estudos e aperfeiçoamento de técnicas serão necessários para facilitar a aplicação dessa tecnologia em larga escala. Dois dos principais desafios são a diminuição dos altos custos e a redução das influências externas (aperfeiçoamento de técnicas para solução de problemas de ruídos, por exemplo). Sendo assim, a aplicação das técnicas expostas com resultados satisfatórios são os principais motivadores de pesquisas e do desenvolvimento de novos sistemas, capazes de solucionar os desafios apresentados nesse trabalho.

Perguntas e Respostas

       1. Qual é a forma de coleta e de armazenamento de uma íris?
       A coleta da íris é realizada através de câmeras digitais ou de raios infravermelhos. O armazenamento dos dados coletados é realizado através da criptografia dos mesmos em uma base de dados. A vantagem da utilização dos raios infravermelhos é o fato dos raios atravessarem o olho de uma pessoa sem incomodá-la.
 
       2. Qual o principal objetivo da etapa de pré-processamento?
       A etapa de pré-processamento tem como objetivo principal a remoção de elementos que não fazem parte da região da íris, como por exemplo, os cílios e a esclerótica. Para isso utilizam-se algoritmos propostos por Canny e por Daugman, por exemplo.
 
       3. Por que a fase da frequência é a propriedade utilizada nos filtros de fasor em quadratura 2- D?
       A fase da frequência consegue armazenar maior quantidade de informação do que a amplitude; e a fase não apresenta perda de informação, quando ocorre alguma mudança na qualidade da imagem, pois os ângulos não são alterados.
 
       4. Qual a função dos operadores AND e XOR para o cálculo da Distância de Hamming (Hamming Distance)?
       O operador XOR é responsável pela comparação de dois bits de duas amostras de íris. Já o operador AND é a garantia de que elementos não pertencentes à íris, não estarão presentes no cálculo da Distância de Hamming.
 
       5. Quais dois desafios são definidos como motivadores para a continuação de pesquisas nessa área?
       A diminuição de custos no desenvolvimento de sistemas e a eliminação de problemas de ruídos, como a interferência do meio externo na obtenção da imagem (reflexo ou luminosidade).