Biometria

       Essa seção tem por objetivo apresentar o conceito de biometria e de reconhecimento de íris.

Definição
 
       A biometria é uma área da ciência focada na identificação de uma pessoa a partir de características físicas ou comportamentais diferenciáveis. Para isso, características físicas e comportamentais devem ser analisadas e reconhecidas como únicas para a sua identificação como parâmetro.  Podemos citar como exemplos de características físicas a voz, a retina, a íris e a impressão digital. Já como características comportamentais, podemos associar os gestos ou até mesmo o modo de andar. (Maltez et Al.)

Reconhecimento de íris
 
       A íris faz parte do globo ocular e está localizada entre a esclerótica (parte branca do olho) e a pupila, sendo esta responsável pela quantidade de luz que entra no olho. A identificação de uma pessoa através de uma íris pode ser realizada, pois a íris de uma pessoa pode ser considerada única, ou seja, nenhuma outra pessoa apresenta a mesma íris.  (Maltez et Al.)
       Para que as características biométricas da íris de uma pessoa sejam identificadas, a mesma precisa se cadastrar. Assim, as características são coletadas através de raios infravermelhos (que passam sobre o olho de uma pessoa sem incomodar) e armazenadas de forma criptografada em um banco de dados. Caso essa pessoa deseje realizar o seu reconhecimento, a sua íris será coletada e as características no banco de dados serão obtidas e comparadas com a coletada, a fim de oferecer a identificação dessa pessoa. (Júnior)


graphic
 
       Imagem 1 - Foto da íris humana (retirada do Site)