Biometria por impressão vocal - O som e a voz
BIOMETRIA - IMPRESSÃO VOCAL

Guilherme Niedu
Home

1 - Introdução
2 - Biometria
O que é?
Tipos de biometria
3 - O som e a voz
4 - Conversão do som em sinal digital
5 - Reconhecimento de locutor
Modelo GMM
Modelo HMM
6 - Conclusões
7 - Perguntas
8 - Bibliografia
O SOM E A VOZ

O som é normalmente representado através de sinais senoidais, com uma freqüência, um período e uma amplitude. Ou seja, uma senóide é um sinal da forma A.sen(wt), onde A é a amplitude do sinal (o valor máximo que ele atinge), w é a freqüência angular, igual a 2p vezes a freqüência linear f. O valor de f representa quantos ciclos por segundo o sinal é capaz de fazer. O período T é definido como 1/f. Um exemplo de sinal senoidal, com amplitude 1 e freqüência angular 1 rad/s é mostrado na Figura 2.

Figura 2

As ondas sonoras são criadas exercendo pressão sobre um meio, como por exemplo, o ar, ao empurrá-lo e comprimi-lo, criando a vibração. A combinação de diversas vibrações caracteriza um som, representado como uma soma de diversas freqüências diferentes, na seguinte fórmula:

SOM = C1 + C2 + C3 + C4 + ...
Extraído de [2]

onde cada termo corresponde à uma freqüência múltipla da primeira, sendo a série acima conhecida como série harmônica. O primeiro termo é conhecido como tom fundamental e os termos seguintes, como sobretons.

A voz é produzida pela vibração das cordas vocais, que exercem pressão sobre o ar vindo dos pulmões. No entanto, para produzir os diferentes fonemas, usa-se também a língua, os lábios, os dentes, entre outros.

<<Anterior Topo Próxima>>