1. Introdução

A atual condição da sociedade da Era Digital fez com que todos dependessem cada vez mais de aplicações sem fio. Após algum tempo, com a intensificação do uso desses aparelhos (celulares, internet sem fio, rádios), a comunicação começa a apresentar falhas e redução na qualidade da transmissão. A interferência que passava a incomodar levou à pesquisa de formas alternativas para se transmitir dados, diminuindo a interferência entre canais de comunicação diferentes. Dessa procura por novas formas de transmissão surgiu, dentre outros, o conceito de antenas inteligentes.

Antenas Inteligentes são sistemas (conjuntos) de antenas que reagem às mudanças do ambiente dinamicamente, com o objetivo de fornecer um sinal de maior qualidade e gerar um melhor aproveitamento das faixas de freqüência nas comunicações sem fio.

A utilização de algoritmos mais eficientes, aliado a melhorias significantes no hardware, fez com que o uso de antenas inteligentes aumentasse consideravelmente na última década. As comunicações sem fio acabaram se tornando a área mais promissora para a aplicação das antenas, devido à qualidade das pesquisas que vêm sendo feitas, e à demanda daquele serviço por parte da população.