8. Aplicações

Como já foi dito, a tecnologia das Antenas Inteligentes é capaz de melhorar significantemente a performance de sistemas baseados em redes sem fio, considerando um grupo de usuários em potencial. Com o uso das antenas, é possível que celulares, pontos de acesso sem fio, e outros aparelhos do gênero consigam obter valores mais altos para a qualidade do sinal, bem como uma maior capacidade e cobertura de transmissão no meio.

Os sistemas de Antenas Inteligentes são aplicáveis à maioria dos protocolos e padrões das redes sem fio, necessitando apenas de algumas modificações para a plena implantação. Alguns exemplos:

  • Métodos de Acesso
    • Analógico - Frequency Division Multiple Access (FDMA) (por exemplo: AMPS, TACS, NMT);
    • Digital - Time Division Multiple Access (TDMA) (por exemplo: GSM, IS-136) e Code Division Multiple Access (CDMA) (por exemplo: IS-95);
  • Métodos Duplex - Frequency Division Duplex (FDD) e Time Division Duplex (TDD).

GSM

As Antenas Inteligentes produzidas para o mercado GSM são capazes de aumentar o poder de recepção de sinal e reduzir a interferência sentida no aparelho receptor. A tecnologia GSM opera sobre uma combinação da técnica de Múltiplo Acesso por Divisão de Tempo (TDMA) mais um gerenciamento de alocação de frequência. Assim, cada ligação entre base emissora e usuário possui seu próprio intervalo de tempo e frequência. A Interferência é sentida apenas a partir de outros usuários, utilizando outros aparelhos.

Redes 3G

Neste caso, o uso das Antenas também garante uma maior eficiência na recepção do sinais e uma menor interferência no interior da célula. Porém os sistemas CDMA apresentam benefícios um pouco superiores.

Todos os telefones móveis 3G são sistemas de rádio CDMA. Em sistemas CDMA, as Antenas oferecem muito mais que redução no poder de transmissão. Elas também reduzem a interferência na célula porque elas elas diminuem a energia necessária para manter ligações entre base e usuário. Isto é particularmente importante quando se pretende obter altas taxas de dados (o que é uma característica do 3G).

Uma conexão de alta capacidade pode requerer mais que dez vezes a quantidade de energia transmitida em uma simples conversa de voz via GSM. Disso, percebe-se que uma redução na energia, necessária para obter a conexão, é mais útil. Aumentar a energia de uma conexão em sistemas CDMA causa um prejuízo na performance da comunicação dos usuários.

MIMO ("Multiple-Input and Multiple-Output")

As variadas técnicas MIMO que existem mantêm os benefícios principais oferecidos pelas Antenas Inteligentes. A utilização da MIMO melhora a experiência do usuário e a capacidade do sistema em qualquer de rede sem fio. Essas condições são atingidas através da redução de interferência, aumento do alcance do sinal e das taxas de dados, e melhora da qualidade do serviço de comunicação.

Há algumas áreas em que as técnicas MIMO são mais utilizadas e melhor aproveitadas, devido a aumentos na capacidade de conexão e à qualidade que é adicionada aos sistemas de redes sem fio. Dentre as tecnologias que utilizam MIMO, destacam-se:

  • Celulares;
  • Wi-Fi;
  • WiMax (IEEE 802.16);
  • RFID;
  • Rádio digital AM/FM;
  • TV móvel via satélite;
  • Ultrawideband (UWB).