5. Tecnologias biométricas: Comparação

5.1 Impressão digital: este é o método mais rápido, possui alta confiabilidade e baixo custo. Por ser um dos métodos mais simples de implantar-se, este foi o método mais difundido até o momento. Devido ao pequeno tamanho dos leitores, é um método considerado pouco intrusivo pelos usuários.

5.2 Reconhecimento da face: método não tão confiável, porém rápido e de baixo custo. Este método é o mais natural dentre os outros. Nele são registrados vários pontos delimitadores do rosto, definindo proporções entre queixo, orelhas, olhos, etc. A identificação é difícil pelo fato da aparência facial mudar constantemente (ângulo, estilo de cabelo, expressões faciais, barba, etc).

5.3 Reconhecimento pela retina: é o método mais confiável, imutável com o passar dos anos (estrutura não se altera), difícil de ser fraudado, porém possui uma leitura difícil e incômoda (não é amigável), já que exige que o usuário olhe fixamente para um ponto de luz a uma curta distância (meia polegada - muito invasivo), sistema complexo e de alto custo. Uma grande barreira é que muitas pessoas acabam ficando temerosas em aproximar o seu olho de uma fonte de luz e com os possíveis problemas que isso venha trazer. Como resultado, esta técnica tem impulsionado o caminho da utilização da análise da íris, que também é um método de alta confiabilidade, porém menos invasivo.

5.4 Reconhecimento pela íris: método muito confiável, imutável com o passar dos anos (estrutura não se altera), porém de alto custo. Normalmente, os sistemas de reconhecimento de íris não são invasivos e requerem uma menor interação do usuário do que nos outros métodos biométricos. Este método apresenta como principal vantagem a baixa FAR..

5.5 Reconhecimento de voz: Este é um dos métodos menos invasivos e tem como o reconhecimento de fala, a sua forma mais natural de uso. Possui uma menor confiabilidade, além de ter problemas com ruídos oriundos do ambiente e problemas por mudança na voz do usuário causados por gripes ou estado emocional e o processo de cadastramento e leitura é demorado, porém possui baixo custo.

5.6 Geometria da mão: possui uma menor confiabilidade, apresenta problemas com anéis e é necessário que o usuário encaixe a mão na posição correta, porém possui médio custo, requer pouco espaço de armazenamento e pouco esforço ou atenção por parte do usuário durante a verificação.

5.7 Reconhecimento da assinatura: possui uma menor confiabilidade, há algumas assinaturas que são modificadas com o passar do tempo, existem também problemas na velocidade e pressão durante a escrita e possui médio custo. É um método que já é muito utilizado e popular, uma vez que em todos os cheques a verificação é feita através das assinaturas. Dentro deste método, são duas as técnicas de identificação: comparação da assinatura escrita com um modelo já armazenado (não consegue identificar fotocópias da assinatura) e análise da dinâmica da assinatura (sujeita ao humor, ambiente, etc).

5.8 Reconhecimento da digitação: método pouco confiável, o processo de cadastramento e leitura é demorado, porém possui baixo custo e não necessita de hardware específico, apenas de software. Algumas vantagens desse método são que o usuário não tem conhecimento de quando está sendo autenticado, a menos que tenha sido informado antes, além do fato de o seu cadastro e sua verificação não serem invasivos.