9. Perguntas

1) Por que os cartões magnéticos estão sendo substituídos pelos Smart Cards?

Isso está acontecendo porque os cartões inteligentes apresentam características que o assemelham a um computador, permitindo a execução de algoritmos criptográficos para a proteção dos dados e evitando o uso do cartão por um indivíduo sem autorização. Os Smart Cards também apresentam maior capacidade de memória se comparados aos cartões magnéticos.

2) É correto afirmar que Smart Cards de aproximação (não precisam de contato físico com o equipamentos de leitura) são mais caros que os convencionais? Por que?

Sim. É correto fazer essa afirmação porque os Smart Cards de aproximação apresentam, além dos componentes principais de um cartão inteligentes, uma antena para a comunicação por rádio-freqüência.

3) O que explica a maior utilização de algoritmos de criptografia simétrica em Smart Cards, visto que os algoritmos de criptografia assimétrica representam maior segurança?

Isso se dá devido ao fato de os Smart Cards possuirem uma capacidade de processamento limitada, o que não favorece o uso da criptografia assimétrica, que necessita de uma capacidade de processamento maior que a criptografia simétrica.

4) Cite uma aplicação em que o cartão inteligente apresente três funções distintas.

Trata-se do transporte coletivo integrado (bilhete único).

5) Qual é a necessidade da criação de um projeto tão grande quanto o RIC?

Um projeto como o RIC permite a integração de diversos documentos e a criação de um banco de dados para cadastrar todos os brasileiros, permitindo a fácil localização das informações de um cidadão através de suas digitais ou pelo número de algum documento, o que ajuda, inclusive, na resolução de crimes.

Anterior | Início | Seguinte