1. Introdução

A tecnologia dos Smart Cards (Cartões Inteligentes) vem crescendo nos últimos anos e é visível como os cartões tradicionais vêm sendo substituídos por eles. Pode-se encontrá-los por toda parte: bancos, transporte coletivo e até mesmo nos celulares, com os chamados SIM Cards. Como será explicado adiante, Java Cards nada mais são do que Smart Cards com a base de software desenvolvida na plataforma Java.

Este trabalho visa mostrar os diversos tipos de cartões que já existiam no mercado antes dos Smart Cards, apresentando todas as vantagens destes em relação a aqueles. Veremos como os Smart Cards armazenam informação e que tipo de informação podem armazenar, dando sempre atenção à segurança quando são envolvidos dados confidenciais. Por fim, serão demonstradas diversas aplicações, tanto as já implementadas quanto as previstas para o futuro, e verificaremos também como essa tecnologia tem sido difundida no Brasil.

É muito comum chamar um Cartão Inteligente como um cartão com chip, mas o conteúdo desse tipo de cartão é muito mais complexo do que parece, com circuitos integrados, memória, um microprocessador e outros componentes. Podemos ter uma pequena idéia do interior de um Smart Card através da figura 1.1.

Figura 1.1 - Esquema simples de um Smart Card.

Anterior | Início | Seguinte