6. Aplicações
Identificação

Um Smart Card pode ser usado não só como um documento de identidade (veremos um caso brasileiro na seção seguinte), mas também como um método de controle de ponto de funcionários de uma empresa. Além do ponto, através do cartão, também é possível controlar permissões dentro de uma corporação, determinando quais áreas são restritas a um funcionário. Esse sistema necessita de uma validação, seja através de uma senha, requisitada quando o indivíduo insere ou aproxima o cartão de uma leitora, ou por meio de biometria, como a requisição de uma impressão digital.

Telefones Celulares

Os celulares com tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications - Sistema Global para Comunicações Móveis) possuem um cartão SIM (Subscriber Identity Module - Módulo de Identidade do Assinante) como o da figura 6.1. Ele ajuda na questão da segurança, pedindo uma senha (PIN) ao usuário sempre que ele liga o telefone ou vai alterar configurações importantes. O chip também permite que o usuário do celular armazene contatos da agenda, mensagens recebidas e enviadas, músicas, fotos, entre outros. Dessa forma, é possível trocar de aparelho sem perder as informações que estavam no aparelho antigo.

Figura 6.1 - Exemplo de um cartão SIM.

Transporte Público

A utilização de Smart Cards no tranporte público já está difundida nas grandes metrópoles. Na seção 3, foi citado o caso do Rio Card, sendo este usado apenas para ônibus. O uso de um cartão inteligente permite a intergração de diversos meios de transporte fazendo uso de um bilhete único. Paga-se um determinado valor e é possível locomover-se em diversos veículos durante um tempo pré estabelecido. Assim, o Smart Card funciona como um contador de tempo, possivelmente como im identificador do passageiro e como uma moeda eletrônica.

TV a Cabo

Alguns aparelhos de TV a cabo, dependendo da operadora, apresentam um Smart Card. Quando inserido no aparelho, o cartão libera o sinal dependendo do plano contratado pelo assinante. Dessa forma, impede-se a liberação de canais usando truques de aletrônica, já que o sinal só é liberado segundo as informações contidas no cartão.

Bancos

Talvez a mais importante aplicação do Smart Cards, pois são as transações bancárias as que mais exigem segurança, simplesmente porque existe dinheiro envolvido. Hoje em dia é raro ver alguém com um cartão de banco sem chip, apenas com a tarja magnética, justamente devido à crescente preocupação dos bancos em relação à clonagem e adulteração de cartões, atos que geram enorme prejuízo.

Anterior | Início | Seguinte