SmartGrid

História

O termo smart grid vem sendo usado oficialmente, desde 2005, quando foi utilizado no artigo de Bruce F. Wollenberg e S. M. Armin, intitulado "Toward A Smart Grid". Entretanto, a idéia de uma rede inteligente não surgiu da noite para o dia, ela é o resultado da necessidade de possuir uma rede mais inteligente e de anos de tentativas de se obter esse resultado.

Na década de 1980, foram instalados dispositivos que permitiam a coleta do consumo e de informações de diagnóstico em grandes empresas consumidoras de energia, como fábricas. Esse dispositivos enviavam essas informações para uma central, onde eram analisadas a fim de cobrança e análise de serviço. No início da década de 1990, esses sistemas evoluíram para uma infraestrutura com capacidade de medir e reagir as leituras de diversos dispositivos de sensoriamento. A busca por uma rede mais inteligente revolucionou o tempo de resposta de demanda e correção de problemas.

Começando em 2000, o projeto italiano Telegestore foi o primeiro a interligar um grande número de residências (27 milhões), usando medidores inteligentes conectados via power line networking de baixa largura de banda. Países como Estados Unidos e China também possuem planos de implementar sistemas de medida em grande áreas (Wide Area Measurement System).

Anterior
Próximo