SmartGrid

Conclusão

Analisamos as redes inteligentes. Demonstramos seu principais objetivos frente aos problemas apresentados pelas redes atuais. Apresentamos aqui a forma como ela se desenvolveu, os problemas relacionados a sua implementação, as dificuldades em prover sua segurança e alguns de seus benefícios e aplicações mais interessantes.

Ao longo do trabalho amadurecemos a opinião de que as redes inteligentes não são uma proposta acadêmica/teórica para o problema, ela representa o próximo passo necessário para melhoria das redes elétricas.

Não por acaso, sua origem está na própria tentativa de se melhorar a rede, tornando-a, como o seu nome sugere, mais inteligente.

Muitas cidades e países já avançaram na adoção dessa nova forma de pensar a rede elétrica, acreditamos que muitos ainda se unirão a esses países. Em breve, as redes convencionais não serão capazes de atender as necessidades globais e se tornarão obsoletas, sendo substituídas pelas redes mais confiáveis, menos suscetíveis a falhas, mais seguras e baratas. Redes que são capazes de suprir um mundo obcecado por informação com os dados necessários para melhorar o serviço prestado.

As redes inteligentes são uma nova forma de pensar na geração e distribuição de energia, que incorpora tecnologias recentes e repensa as redes atuais, dessa forma, elas representam um avanço necessário para as nossas redes.

Anterior
Próximo