SmartGrid

    Benefícios

  • Para empresas de energia
  • As empresas de energia se beneficiam do número de informações que se fazem disponíveis com o aumento do nível de automação da rede. Dessa forma, a empresa pode reagir melhor aos níveis de demanda, diminuir custos de infraestrutura e construção de novas usinas, melhor serviço e capacidade de utilizar os dados para planejamento estratégico da empresa.

    Muitas das redes atuais contam com transmissores de emergência, que são acionados no caso de falhas n-1, em que uma das fontes de transmissão é interrompida devido a um problema. Esses transmissores adicionais são caros, pouco usados e não são capazes de resolver falhar com mais de uma fonte interrompida. A topologia descentralizada das redes inteligentes permite que falhas n-1 sejam resolvidas sem a necessidade da utilização de transmissores adicionais, pois a demanda pode ser controlada no caso de falha.

    Além disso, como os sistemas atuais não são dinâmicos, os geradores são construídos para atender ao pior caso de demanda, ou demanda mais alta possível. Essa necessidade faz com que na maior parte do tempo eles não trabalhem em sua capacidade máxima. Como a demanda e oferta são dinâmicas nas redes inteligentes, os geradores podem ser projetados para suprir a média de demanda e, dessa forma, não trabalham abaixo de sua capacidade, o que reduz o desperdício de tecnologia e investimento.

  • Para os usuários
  • Do ponto de vista do consumidor, o principal benefício é a diminuição do custo, ou uso mais eficiente da energia proporcionado pelo smart grid. Essa redução de gastos é devida a fatores como a possibilidade do acesso a dados da rede em tempo real e redução nos custos de distribuição de energia.

    Além do nível econômico, também existem benefícios do ponto de vista da confiabilidade e qualidade do serviço : como a rede se torna mais confiável, o usuário pode usufruir da distribuição de energia sem correr o risco de perder o serviço por sobrecarga da rede.

  • Para o meio ambiente
  • Atualmente os benefícios ambientais não são o foco principal dos documentos sobre Smart Grid. Isso ocorre, principalmente, devido a dificuldade de quantificação desses benefícios, causado por diversos fatores.

    Primeiramente, fatores ambientais são percebidos à longo prazo. A troca de energia poluente, aumento da eficiência na distribuição e melhor uso da infraestrutura atual, alguns dos benefícios da Smart Grid, são causadores de benefícios apenas de longo prazo no meio ambiente.

    Ainda do ponto de vista das emissões de gases poluentes, que seriam substituídos por fontes alternativas de energia mais limpa, os benefícios se encontram na forma de emissões de poluentes que são evitadas, ou substituídas. E essas emissões evitadas normalmente não são quantificadas.

    Por fim, o maior impedimento de quantificar os benefícios ambientais, é que eles não advém de uma única organização ou empresa.

    Como mencionamos acima, os benefícios causados pela melhora na eficiência são difíceis de serem quantificados e, portanto, não serão considerados aqui. Já a possibilidade de geração distribuída e de utilização de fontes renováveis menos confiáveis como energia eólica e painéis solares trazem um impacto muito maior, portanto, do ponto de vista dos benefícios causados pela implementação do smart grid esses serão os fatores considerados.

    Gerar energia de forma distribuída significa uma diminuição do número de grandes usinas à carvão ou petróleo, além da sensível redução de custos em infraestrutura e perda de eficiência gerada pela distância entre produtores e consumidores. A grande quantidade de fontes de energia também faz com que a rede se torne menos suscetível a falhas na distribuição.

    Portanto, tanto do ponto de vista do melhor aproveitamento da energia gerada, quanto da fonte utilizada para gerar tal energia, o smart grid contribui para uma rede elétrica com geração e distribuição mais limpa que uma rede convencional.

Anterior
Próximo