SmartGrid

Aplicações

  • Casas inteligentes e automação de construções
  • Essa categoria de aplicação inclui Home Automation (HBES - home and building electronic systems) e Building Automation and Control Systems (BACS). O termo “building automation and control” refere-se ao equipamento, software e serviços necessários para controle automático, monitoramento, otimização, operação e gestão usados no gerenciamento da operação de serviços em construções.

    Em um sistema HBES/BACS as construções se tornam um elemento ativo na infraestrutura da rede, ao contrário do consumidor imprevisível de energia de redes convencionais. Nesse sistema o índice de demanda pode ser controlado segundo a necessidade da rede, como no caso da falha de fornecimento.

    O controle e monitoramento não se restringe apenas ao consumo, mas também aos recursos locais, como geradores solares, carros elétricos e reservatórios térmicos. Dessa forma, segundo necessidade da rede, a construção pode atuar como geradora de energia, de forma a estabilizar a rede.

  • Armazenamento elétrico
  • Atualmente a rede elétrica funciona com a política de just-in-time, ou seja, a energia que é produzida é aquela que será consumida. Esse princípio é utilizado principalmente pois é muito caro ou ineficiente armazenar energia.

    Devido a baixa taxa de armazenamento, o sistema de produção e distribuição é construído de forma a atender a taxa máxima de demanda, ao invés da taxa média, resultando em sistemas subaproveitados e caros. O armazenamento geraria um acréscimo de confiabilidade, uso mais eficiente da geração de energia e melhor suporte a fontes instáveis como energia solar e eólica. Portanto esse elemento é de grande importância para smart grids.

    Existem dois tipos principais de armazenamento elétrico, o armazenamento real, que pode introduzir eletricidade na rede, e energy buffers, que fazem parte de sistemas de resposta à demanda, como reservatórios de hidrogênio e de calor. Em ambos os casos, o armazenamento é distribuído e acionado quando necessário.

  • Resposta à demanda
  • Com a disponibilidade de informações de demanda em tempo real e com dados passados que podem ser usados para construção de um mapa estatístico de demanda, a rede elétrica inteligente é capaz de se ajustar para atender a demanda.

    Para isso a rede inteligente conta com as seguintes estratégias :

    • Utilizar os sistemas de armazenamento de forma a suprir a rede com maior disponibilidade de energia e atender a demanda.
    • Utilizar os equipamentos inteligentes conectados a rede, de forma a diminuir ativamente a demanda.
    • Os equipamentos ligados a rede inteligente, podem utilizar as informações disponibilizadas, como preço da energia, demanda atual e futura. Dessa forma, um aparelho pode reduzir o próprio consumo quando o preço estiver alto - um ar condicionado que aumenta a temperatura quando for muito caro resfriar o ambiente, por exemplo. A rede também poderá "pedir" a esses equipamentos que diminuam o seu consumo, ou até mesmo sejam desligados, em casos de demanda muito maior que oferta.

Anterior
Próximo