5  Conclusão

Vimos que a utilização de canais quânticos de comunicação, o que já é possível atualmente, traz uma série de vantagens em segurança comparada às técnicas de criptografia da computação clássica, como impossibilidade de interceptação em alguns protocolos, e segurança para os dois lados da comunicação em OT.

Vimos também que o surgimento de computadores quânticos comerciais, que não está muito distante, tem o potencial de revolucionar a computação. Eles, se capazes de executar o algoritmo de Shor, se tornarão uma ameaça a grande parte dos sistemas de segurança atuais, como a criptografia RSA e o algoritmo de Diffie-Hellman.

No entanto, nem tudo está perdido, ainda há algoritmos de criptografia resistentes a ataques quânticos, como o sistema de McEliece e a árvore de Merkle. Podemos esperar que algoritmos desse tipo substituam a RSA em grande parte dos sistemas de segurança antes mesmo de surgirem os primeiros computadores quânticos comerciais capazes de quebrá-la. O interesse pela criptografia pós-quântica deve crescer conforme os avanços em computação quântica se tornam mais evidentes.