Home 
 1. Introdução
 2. Histórico  

 3. Classificações da Virtualização
3.1 Quanto à arquitetura
      3.1.1 Tipo I
      3.1.2 Tipo II
      3.1.3 Arquitetura Híbrida
 3.2 Quanto à técnica
       3.2.1 Virtualização total
       3.2.2 Paravirtualização
       3.2.3 Recompilação Dinãmica
       3.2.4 Vantagens e Desvantagens
               de cada técnica
 3.3 Outras classificações
       3.3.1 Abstração do ISA
       3.3.2 Hardware Abstraction Layer
       3.3.3 OS Level
 5. Perspectivas Futuras
     5.1 Inovações em estudo
 
 

Trabalho de Redes de Computadores I
Professor Otto Duarte
Índice de figuras  

 

 6. Conclusão


      Neste trabalho, definimos o conceito de virtualização como um dos principais temas da computação hoje em dia. A virtualização foi definida como a emulação de ambientes isolados, onde diferentes Sistemas Operacionais podem funcionar ao mesmo tempo, compartilhando recursos de hardware.

           Foram trabalhados os diferentes tipos de virtualização existente, como por exemplo virtualização total e paravirtualização e ponderados os aspectos que devem ser levados em conta na escolha ótima de cada tipo. Além disso, foram apresentadas as duas principais ferramentas de virtualização atuais, o VMWare e o Xen, detalhando o funcionamento de cada um e mostrando-se um estudo comparativo de desempenho das duas tecnologias.

        Outro fator importante apresentado foi a importância da virtualização no contexto de Redes de Computadores, como ferramenta para virtualização de serviços de internet e virtualização de infra-estrutura de redes.

           Por fim, foi visto no decorrer do trabalho que o método de virtualização é bastante interessante a partir do momento que é ideal para simulações e testes de novos Sistemas Operacionais, redes e aplicativos em geral, representando uma área de conhecimento que tem muito a agregar para todos aqueles envolvidos com ambientes computacionais.























 

| Top | Next