Cloud Computing

3)Tipos de Nuvens:

Nuvem Pública e Privada

Existem as nuvens públicas e privadas. O conceito é bem intuitivo, as públicas são acessíveis em toda a internet, e as privadas ficam em um ambiente protegido (firewall) como o de uma empresa, com acesso restrito aos seus funcionários ou parceiros de negócios.
A grande questão de se ter uma nuvem privatizada é a segurança, quando existe a necessidade de níveis mais rigorosos de privacidade ou de garantia de disponibilidade de aplicação, sem os atrasos da internet. Corporações que exigem segurança e privacidade de informações devem ter muita cautela ao utilizar nuvens públicas.

Nuvem Comunitária

A infra-estrutura de uma nuvem comunitária é compartilhada por várias organizações que partilham interesses como a missão, requisitos de segurança, políticas, entre outros. Pode ser administrada pelas próprias organizações ou por um terceiro e pode existir no ambiente da empresa ou fora dele.

Nuvem Híbrida

Nesse caso temos uma composição de duas ou mais nuvens, sejam elas privadas, publicas ou comunitárias. Essas permanecem como entidades únicas, mas estão unidas pela tecnologia padronizada ou proprietária que permite a portabilidade de dados e aplicativos.