Cloud Computing

5)Open Cloud Manifesto:

“Este documento destina-se a iniciar uma conversa que vai reunir os membros da comunidade emergente de Cloud Computing (usuários e desenvolvedores de soluções em Cloud) em torno de um conjunto de princípios. Acreditamos que nesses princípios fundamentais estão enraizados a crença de que a computação em nuvem deve ser tão aberta como todas as outras tecnologias em TI.” (Open Cloud Manifesto, Inroduction)
Como definido, o Manifesto é uma tentativa de dar um rumo ao conceito de Computação em Nuvem. O intuito é abrir a tecnologia, em suas palavras: “Dedicated to the belief that the cloud should be open”. Com isso, qualquer um que tem poder computacional, ou seja, servidores web o suficiente, para possuir sua própria nuvem, poderia conseguir a tecnologia para montá-la.
No Manifesto, vemos os objetivos da adoção da tecnologia de Open Cloud e seus princípios.

Objetivos

O principal é que os serviços da nuvem sejam flexíveis e abertos. O cliente poderá escolher de acordo com suas necessidades, assim como fazem com todos os outros serviços de TI. Quando a nuvem é aberta, os líderes das corporativas se beneficiam de diversas maneiras.

  • Escolha:

Deve ser facilitada a mudança de provedor dos serviços ou arquitetura da nuvem para que as organizações tenham liberdade de escolha e não fiquem presas a provedores específicos devido à estrutura e arquitetura de sua nuvem. Tudo deve ser feito de maneira que priorize o consumidor e sua fácil mudança entre fornecedores. O consumidor deve poder escolher entre diversos fornecedores e avaliar qual solução se encaixa de maneira melhor ao seu problema.

  • Flexibilidade:

Uma organização poderá facilmente trabalhar com outras, independentemente de qual provedor ou arquitetura estas escolheram. Uma nuvem aberta irá promover a interação entre organizações com diferentes provedores de Cloud Computing.

  • Rapidez e Agilidade:

Com as interfaces abertas, será possível construir novas soluções para integrar nuvens públicas, privadas. Uma nuvem aberta permitirá à organização responder com rapidez e agilidade as novas organizações que surgirem com o desenvolvimento das técnicas e organização da Computação em Nuvem.

  • Competências:

Com a unificação dos projetos, haverá mais profissionais qualificados nas novas tecnologias, que serão relativamente poucas frente a infinitas possibilidades de modelagens e arquiteturas desenvolvidas por diversos fornecedores proprietários. Como será menor o número de tecnologias, o número de profissionais nelas aumentará.

Princípios

É claro que seria impossível que todas as nuvens fossem iguais, cada uma terá sua particularidade e é isso que as proporcionará um valor único frente o mercado. O Manifesto tem em mente que não é sua intenção unificar tudo em um ambiente homogêneo nem definir normas para os recursos da nuvem. No entanto, há certos princípios fundamentais que devem ser seguidos para garantir que a nuvem esteja aberta e garantir os objetivos citados acima. Esses princípios são:

  • Os provedores das nuvens devem se unir para que os desafios para a adoção da tecnologia sejam tratados através da colaboração aberta e o uso adequado das normas.
  • Os provedores privilegiados por sua posição no mercado não devem se utilizar disso para prender clientes em suas plataformas específicas e assim limitar suas escolhas entre provedores.
  • Os provedores devem utilizar e adotar as normas já existentes, sempre que necessário. Não há a necessidade de reinventar ou duplicar normas que a indústria de TI já criou.
  • Quando novos padrões são necessários, as organizações devem ser muito criteriosas e cautelosas para evitar a criação de muitas normas.
  • Qualquer esforço da comunidade deve ser impulsionado pelas necessidades dos clientes, não apenas as necessidades técnicas dos provedores, e devem ser testadas em relação aos requisitos do cliente.
  • As normas de Cloud Computing, organizações, advogados e as comunidades devem trabalhar juntos e permanecer organizados para que seja certificado de que os esforços não estão em conflito ou se sobrepondo.

Em resumo, o Manifesto é, em suas palavras, “utilizado para iniciar uma conversa e não defini-la. Muitos detalhes (taxonomias, definições e cenários, por exemplo) serão preenchidos de acordo com que a comunidade se unir.”(Open Cloud Manifesto, Conclusion).