7. Considerações Finais

Conclusão

O BitTorrent é um protocolo extremamente útil, que tem como principais fraquezas a dependência de servidores (problema mitigado devido a estes serem independentes e descentralizados) e o tempo de vida dos arquivos fortemente dependente do interesse dos usuários. Apesar destes desafios, ele se mostra um concorrente respeitável para a troca de arquivos, já sendo usada, de fato, em projetos de grande porte, como algumas distribuições do sistema operacional Linux. Suas vantagens técnicas são essenciais para o envio de arquivos grandes (tendência nos aplicativos e documentos de mídia) de forma barata.

O principal adversário do BitTorrent e das outras redes par-a-par em geral será, no futuro próximo, a própria Internet e seus provedores de acesso. A capacidade da rede é limitada, principalmente no que diz respeito às taxas de upload, e ela poderá não ser capaz de suportar um crescimento contínuo na requisição de banda gerada pelo aumento do uso de sistemas de compartilhamento de arquivo. Os provedores vêm sofrendo, ainda, uma pressão externa por parte dos detentores de copyrights, que são os grandes afetados pelo compartilhamento de arquivos, que ainda é, em sua maioria, de cunho ilegal.

Podemos concluir, observando os fatos já comprovados, que a tendência é que o sucesso das redes como o BitTorrent, e deste protocolo em especial, permanecerá uma verdade. Apenas uma atuação jurídica maciça será capaz de impedir este fato; tal acontecimento não é impossível, mas é improvável, pois requer uma ação conjunta das partes interessadas, e terá de enfrentar a reação da população usuária e dos grupos defensores da liberdade na Internet.


Logo oficial do BitTorrent.
Figura 5: Logotipo oficial do BitTorrent.