6. Sistemas Concorrentes

O BitTorrent divide espaço com diversos outras redes de compartilhamento P2P de arquivos.

FastTrack

O protocolo FastTrack foi o sistema dominante no início da década, com o cliente Kazaa. Tem como foco a troca de músicas e vídeos, mas permite o compartilhamento de todos os tipos de arquivos. As razões para sua queda incluem o nível de poluição dos arquivos na rede, o protocolo fechado que tornou lento o desenvolvimento de clientes alternativos e a presença de malware no cliente oficial.

eDonkey

A rede eDonkey é descentralizada, tendo como base servidores independentes. A queda dos servidores principais têm sido a principal causa de problemas na rede, mas o sistema secundário de conexão Kad, livre de servidores, funciona como alternativa. Tem como características principais um sistema de busca integrado, a vasta gama de arquivos disponíveis e o download simultâneo a partir de vários peers. Suas principais fraquezas são a baixa velocidade de transferência e a forte dependência dos servidores. O cliente mais usado é o eMule, de código aberto.

SoulSeek

O Soulseek, abreviado por SLSK, é composto por duas redes centralizadas e é usado principalmente para o compartilhamento de músicas. Além da troca ilegal de arquivos com direitos autoriais, o sistema é também utilizado atualmente como uma plataforma de lançamento por artistas independentes. Ao contrário da maioria das outras redes P2P, é possível baixar um arquivo de apenas uma fonte, mas devido ao pequeno tamanho da maioria dos arquivos MP3, o tempo de transferência é aceitável; a velocidade de envio individual também é maior que nas outras redes. O aplicativo inclui um sistema de busca através do servidor. Uma característica especial é a inclusão do nome das pastas do arquivo na busca; estas são comumente utilizadas como classificadores (tags).

Gnutella

O protocolo Gnutella detém atualmente a supremacia nas redes P2P. Ele é altamente descentralizado; após uma lista inicial de endereços IP de peers ser obtida, o uso de servidors é dispensado, inclusive para buscas. Seu algoritmo faz uso de uma distinção entre nós simples (folhas) e nós que podem atuar como servidores, roteando mensagens (ultrapeers), tornando-o assim mais escalável. O principal aplicativo cliente é o LimeWire.