4. Técnicas Avançadas

A partir da especificação original do protocolo BitTorrent, foram desenvolvidas algumas técnicas avançadas que têm como objetivo aumentar a performance em alguns casos ou aspectos específicos.

Trackerless Torrents (DHT)

O sistema de tabelas de hash distribuídas (DHT) permite que torrents sejam compartilhadas sem a necessidade de um servidor de rastreamento, tornandoa rede mais robusta. Ele busca eliminar o problema de localização de pares quando não existe um servidor central, acabando com um dos principais pontos de falha das redes BitTorrent. O DHT também é usado em outras redes P2P, como a Kad, da rede eDonkey.

Superseeding

No modo de Superseeding, uma semente informa aos paresque não tem nenhum pedaço do arquivo; quando estes conectam ao seed, ele informa que obteve um novo pedaço e inicia a transferência. Isto é feito para que quem determine o pedaço a ser enviado seja o usuário semente, de forma que sempre um pedaço diferente, nunca antes transferido, seja enviado e assim a duplicação de pedaços no enxame seja diminuída.

Este modo é útil para o envio inicial do arquivo, pois a semente original precisa ficar menos tempo fazendo upload até que haja uma segunda cópia do arquivo espalhada pelo enxame, mas é prejudicial ao enxame durante a operação normal. Por esta razão, o modo é chamado, às vezes, de Modo de Semeio Inicial (Initial Seeding Mode).

Encriptação

O uso de encriptação nas trocas P2P tem dois principais objetivos: proteger a identidade das partes e dificultar a ocorrência de traffic shaping.

Broadcatching

Esta é uma técnica que combina assinaturas RSS (publicação de novos conteúdos) e downloads automáticos. O protocolo BitTorrent pode ser usado para utilizar a banda dos assinantes de forma mais eficiente, descentralizando a distribuição dos arquivos assinados.