PERGUNTAS

1 - Cite 3 exemplos de como essas redes domiciliares podem poupar tempo e facilitar a vida das pessoas.

Controle automático da iluminação das residências, sistemas de climatização automáticos e irrigação automática de jardins e plantas, entre outros.

2 - Qual é a grande evolução nas redes domiciliares que vêm permitindo uma maior expansão das redes domóticas nos últimos anos?

Antigamente, as redes domóticas utilizavam um controlador central em que se conectavam todos os sensores e atuadores e que possuía toda a inteligência do sistema. Eram sistemas proprietários, com pouca pouco flexibilidade e com custo elevado para a implementação de novas funções.

Com o maior acesso à tecnologia e a diminuição do custo dos componentes elétricos e eletrônicos, o sistema evoluiu e foram introduzidos módulos adicionais interligados por barramentos de comunicação baseado em protocolos padronizados, interfaces de utilização mais simples e, ao mesmo tempo mais poderosas, podendo ser operados de diversas maneiras diferentes, como teclados, painéis, telas touchscreen, telefone fixo ou móvel, Internet, etc.

3- Qual a vantagem das redes com fio se comparadas às redes sem fio?

Redes com fio apresentam menor taxa de erro, maior velocidade de transmissão, maior segurança e, geralmente, um custo menor, em relação à redes sem fios.

4- Quais os protocolos mais utilizados nas redes domésticas?

Os protocolos de comunicação mais comuns são o X-10 (o mais antigo e usado em todo o mundo), o EIB e o LONWorks.

5 - Quais são os meios físicos utilizados por esses protocolos?

X-10 - Usa as linhas elétricas residenciais, não sendo passar novos cabos para ligar os dispositivos.

LONWorks - A comunicação é feita independentemente do meio físico e pode se implementada em diferentes meios (cabos de par entrançado, fibra ótica, cabo coaxial, entre outros).

EIB - Normalmente utiliza dois pares de cabos paralelos. Um é utilizado como cabo de alimentação e o outro unicamente como cabo de comunicação

Página Anterior   Início   Próxima Página