INTRODUÇÃO

Rede domiciliar, também conhecida como Domótica, é uma tecnologia recente que permite gerenciamento automatizado parcial ou total de uma residência, fornecendo segurança, conforto e até entretenimento. O termo Domótica deriva do francês “Domotique", que é a junção de duas palavras: domus (casa) e Imotique (controle automático).

Essa nova tecnologia possibilita criar uma rede, não só entre os computadores de uma residência, mas também entre os dispositivos eletrônicos, permitindo assim que esses interajam entre si e com uma central de controle.

Utilizando sensores, atuadores e coletando dados de outros equipamentos e hardwares, podemos monitorar e modificar as atividades dos aparelhos domésticos, proporcionando comodidade e economia, uma vez que esse monitoramento poderá gerenciar de uma forma mais adequada o tempo de funcionamento e ociosidade desses dispositivos.

Ainda não é comum construir casas ou prédios que sejam equipadas com redes domiciliares, mas é mais fácil encontrar residências com essa tecnologia na Europa e nos EUA.

No Brasil, essa tecnologia ainda é muito nova, porém, com o aumento do desenvolvimento dos produtos e serviços nessa área, os custos estão cada vez mais baixos, tornando essa tecnologia cada vez mais acessíveis. 

As empresas fornecedoras desses serviços de automação têm como clientes construtoras e pessoas buscando maior comodidade.

Página Anterior   Início  Início