CONCLUSÃO

Não é possível definir ao certo qual o melhor tipo de rede para se implementar um sistema domótico. Todos os tipos apresentados têm suas vantagens e desvantagens. É necessário analisar qual o interesse do usuário e comparar as vantagens e desvantagens para definir qual seria a mais apropriada para a aplicação desejada, avaliando aspectos como velocidade de transmissão de dados, mobilidade, segurança, quantidade de equipamentos, custo e confiabilidade.

Ainda não existe uma tecnologia definitiva e realmente padronizada para ser utilizada em redes domésticas. Algumas das tecnologias apresentadas são novas e provavelmente serão mais desenvolvidas nos próximos anos. Novas tecnologias podem surgir, assim como as tecnologias mais antigas que também podem se renovar e alcançar uma maior excelência e, consequentemente, alcançar um público maior e mais variado de desenvolvedores e usuários e, até mesmo, chegar a ser um padrão no mercado.

As pessoas buscam cada vez mais comodidade e menos preocupações com as tarefas diárias, por isso, a automação residencial surge como uma tecnologia promissora com o intuito de prover essas facilidades no dia-a-dia dos usuários.

Apesar de ser uma tecnologia nova, residências automatizadas, que antes faziam parte apenas da nossa imaginação, estão se tornando uma opção cada vez mais viável na nossa realidade e quem sabe não mais um passo na direção do estilo de vida de uma famosa família?

Os Jetsons

Figura 12: Os Jetsons. Fonte: http://www.stonerforums.com/lounge/attachments/general-discussion/13469d1258405080-smoke-cartoon-character-jetsons_jpg-1608.jpg

Página Anterior   Início   Próxima Página