APLICAÇÕES

Domótica

Figura 1: Aplicações. Fonte: http://www.pesenergia.com.br/images/domotica-1.jpg

Sistemas domiciliares podem ter diversas aplicações, como por exemplo:

Sistema de Iluminação:

Permitem economia de energia, utilizando sensores de luz solar, sensores de movimento e reguladores de luminosidade, tornando possível apagar automaticamente as luzes de cômodos vazios ou que já estejam bem iluminados pela luz natural ou se deslocar pela casa sem necessidade de interruptores.
       
      Climatização do ambiente:

Sistemas de refrigeração e aquecimento ambiente podem ser controlados e/ou pré-programados, evitando o uso abusivo e desnecessário destes equipamentos que, normalmente, consomem muita energia.

 Irrigação inteligente:

Permite programar quando o sistema de irrigação irá começar e parar. Pode-se também utilizar sensores de umidade no solo para evitar que a irrigação inicie sem necessidade, durante uma chuva por exemplo.

Cortinas e persianas inteligentes:

Permite o ajuste de cortinas e persianas pré-programados, por controle remoto ou pelo computador.

Aspiração central:

Uma central de aspiração é ligada a várias "tomadas" de aspiração distribuídas pela casa através de tubos, bastando apenas a conexão em alguma dessas tomadas para poder aspirar, evitando o deslocamento de um aspirador pela casa e reduzindo o barulho já que a central de aspiração fica fora da casa.

Aspiração Central

Figura 2: Aspiração Central. Fonte: http://www.tecnologiadoglobo.com/wp-content/imagens/Aspiracao-central.jpg

Sistema de segurança:

Sensores de movimento e um sistema de câmeras podem aumentar a segurança contra intrusos. Pode-se também controlar vazamentos de água e gás utilizando sensores, assim como construir um sistema de alerta para incêndios.

Controle por telefone

Ligando ou mandando um sms de qualquer telefone para a casa, é possível ativar ou desativar qualquer sistema e verificar o funcionamento de eletrodomésticos e dispositivos por comando de voz.

Controle pela Internet:

Possibilita o acesso aos sistemas, eletrodomésticos e dispositivos, podendo ativá-los, desativá-los ou programá-los. Também é possível visualizar câmeras de segurança a partir de qualquer computador conectado à internet.

Reconhecimento biométrico:

Podemos utilizar, por exemplo, reconhecimento por impressão digital (cadastrando digitais com funções diferentes para cada dedo. ex: pode-se programar para quando o anular for colocado indicar sinal de emergência, enviando mensagem para um celular ou mesmo para a policia), leitura de retina e reconhecimento de voz para permitir acesso à casa ou ativar certas funções.

Leitor de impressões digitais

Figura 3: Leitor de impressões digitais. Fonte: http://www.tecnologiadoglobo.com/wp-content/imagens/Leitor-de-impressao-digital.gif

Página Anterior   Início   Próxima Página