5. Considerações finais     << Anterior | Página inicial | Próximo >>

    O reconhecimento de retina é uma tecnologia que encontra inúmeras aplicações quando tratamos de segurança, basta um pouco de criatividade. É bastante confiável, mas possui desvantagens que talvez possam ser fatais para a sua popularização, como a falta de uma interface mais amigável com o usuário, dando margem ao desenvolvimento de outros mecanismos biométricos que utilizam o olho humano, como é o caso do reconhecimento de íris.
    Concluímos também que na busca por uma tecnologia biométrica devemos analisar as especificidades do ambiente em que ela será aplicada, buscando não desperdiçar recursos, e quando forem necessários níveis extremos de segurança, a saída pode ser combinar diversos tipos de tecnologias biométricas.
    Devemos sempre lembrar que ao considerarmos tecnologias, como o reconhecimento de retina, estamos trabalhando com suas soluções e os problemas inerentes a ela, como o fato de que só se tornará eficiente se o equipamento funciona, portanto é necessário que se pense em outros fatores que podem parecer simples, mas que são bastante relevantes quando a questão é estar seguro. Esses cuidados são necessários para que pequenas falhas não se transformem em grandes problemas, como deixar um sistema vulnerável na falta de energia elétrica, ou não conseguir entrar em certo local por falta de previsão contra defeitos no aparelho.
    Não se pode saber o que mudará no reconhecimento de retina no futuro, se progredirá ou não, mas provavelmente as tecnologias desenvolvidas e as idéias que surgiram poderão ser aproveitadas em tecnologias futuras.