Redes P2P
VoltarAvançar
Índice
Introdução
Ação
Sistemas
Segurança
Desempenho
Futuro
Conclusão
Bibliografia
Perguntas

Redes P2P > Introdução >> A ação das redes P2P na internet

INTRODUÇÃO

                  Quando Internet surgiu na década de 1960 ela era peer-to-peer. Todos os computadores a ela ligados eram tanto servidores como clientes (o que se encaixa bem na definição de uma rede p2p). Sua organização foi mudando, tomando a forma como a conhecemos hoje, com o formato cliente/servidor. Entretanto, essa organização tem se tornado um problema. Conforme o número de documentos presentes na Internet aumenta em bilhões, a proporção desses documentos disponíveis através de mecanismos de buscas por indexação apenas diminui. Todo conteúdo disponível através de “redes ocultas” deve ser em torno de 400 vezes maior.

           Atualmente, o compartilhamento de arquivos pelas redes p2p responde por mais tráfego na Internet do que qualquer outra aplicação, incluindo a Web. Com isso, podemos considerar as redes p2p como as mais importantes na Internet.

           As limitações de sistemas cliente-servidor tornaram-se evidentes num ambiente distribuído da Internet. Os recursos estão concentrados em um pequeno número de nós, que devem aplicar algoritmos sofisticados de carregamento balanceado e tolerância a erros para prover acesso contínuo e confiável. Uma alternativa aos sistemas cliente-servidor tradicionais são os sistemas Peer-to-Peer ou simplesmente P2P. Nestes, cada nó (peer) do sistema funciona como cliente e servidor ao mesmo tempo e fornece parte da informação geral disponível pelo sistema.

           Quase que historicamente surgiram dois tipos de sistemas P2P: um centralizado e outro descentralizado. Em ambos, os arquivos a serem compartilhados estarão nos nós - nos clientes - e não no servidor. No sistema centralizado, entretanto, a figura do servidor ainda está presente, pois é através dele que você se autentica na rede e obtém informações sobre os outros usuários conectados de forma que você possa se conectar a eles para baixar arquivos. Nas redes descentralizadas, não existe a figura do servidor como ponto essencial para o funcionamento da rede, todo o sistema funciona entre os nós que trocam informações entre si interligando-se em uma rede de usuários.

Redes P2P > Introdução >> A ação das redes P2P na internet

 

VoltarAvançar