Redes P2P
VoltarAvançar

Redes P2P > Resumo >> Introdução

           Este Trabalho buscará inserir o leitor no ambiente das redes ponto a ponto, também conhecidas pelo termo americano peer-to-peer. Falaremos de aspectos gerais destas redes, o que faz delas um sucesso e os motivos pelos quais nós devemos nos preocupar com elas. Em seguida abordaremos, especificamente, dois famosos sistemas de compartilhamento de arquivos ponto a ponto.

           Falaremos primeiro do Gnutella que surgiu como uma proposta inovadora, na época, e totalmente descentralizada, diferente de seu sucessor Napster, cujo aspecto centralizado o levou a ser impugnado e legalmente encerrado. Depois falaremos do eMule, um sistema atualmente famoso e bem sucedido que compartilha arquivos de diversos tipos implementando funções avançadas de segurança assegurando confiabilidade à rede.

           Abordaremos também segurança. Sempre um tópico importante, as redes P2P trouxeram novas questões a serem tratadas para proteger o usuário em um ambiente compartilhado. Em seguida falaremos de desempenho, fator de total importância para o sucesso das redes já que temos, normalmente, milhões de usuários compartilhando outros tantos milhões de arquivos em uma rede – é necessário garantir que o desempenho da distribuição de arquivos seja satisfatório.

           Não poderia faltar o que nós pensamos sobre o futuro das redes P2P. Afinal, acreditamos que elas terão presença marcante nele. E enfim concluiremos.

Redes P2P > Resumo >> Introdução

VoltarAvançar