Introdução

       Essa seção tem por objetivo definir o conceito de Smart Grid, mostrar o cenário atual e as diferenças entre a rede elétrica existente e a Smart Grid.

Cenário Atual
 
       Nos últimos anos, se investiu muito em inovações nos setores de geração e consumo de energia. Com o crescimento da visão sustentável, procurou-se novas formas de produzir e consumir energia, reduzindo os gastos e os efeitos negativos no meio ambiente. No entanto, foram deixadas de lado as redes que transportam eletricidade. A tecnologia das redes distribuidoras de eletricidade mudou muito pouco desde que foi criada.


        Atualmente, estão investindo em uma nova tecnologia para essas redes, a chamada Smart Grid. Essas novas redes são redes inteligentes que permitem aos consumidores que planejem seus gastos e às empresas que reduzam o desperdício e otimizem a demanda de energia.


Conceito
 
       O conceito de Smart Grid baseia-se na utilização intensiva de tecnologia de automação, computação e comunicações para monitoramento e controle da rede elétrica, os quais permitirão a implantação de estratégias de controle e otimização da rede de forma muito mais eficiente que as atualmente em uso. (Falcão)


       As Smart Grids não substituem as redes elétricas que já existem, elas as complementam. As Smart Grids devem coexistir com as redes elétrica, adicionando novas capacidades e funcionalidades, gerando assim, uma evolução no ramo de energia elétrica. A tabela abaixo mostra uma comparação entre a rede já existente e as redes inteligentes. (Farhangi)

 
Imagem 1 -Tabela de comparação