Índice

Início
Introdução
Multihoming
     Tipos
IP
IPv6
     IPv4 x IPv6
     Shim 6
Conclusão
Perguntas e Respostas
Siglas
Referência

Siglas

BGP

O BGP foi projetado para evitar loops de roteamento em topologias arbitrárias. Outro problema abordado pelo BGP é o do Roteamento Baseado em Politica, um roteamento com base em um conjunto de regras não-técnicas, definidas pelos Sistemas Autônomos (AS).

A função primária de um sistema BGP é trocar informação de acesso à rede, inclusive informação sobre a lista das trajetórias dos ASs, com outros sistemas BGP. Esta informação pode ser usada para construir um gráfico da conectividade dos ASs a partir do qual loops de roteamento podem ser detectados e reforçadas as políticas de decisão com outros ASs.

Quando um roteador se conecta à rede pela primeira vez, os roteadores BGP trocam suas tabelas de rotas completas. De maneira similar, quando a tabela de rotas muda, roteadores enviam a parte da tabela que mudou. Roteadores BGP não enviam regularmente atualizações de roteamento planejadas e as atualizações de rotas informam somente a trajetória ótima para uma rede.

BGP usa uma única métrica para determinar a melhor trajetória para uma dada rede. Esta métrica consiste de número arbitrário que especifica o grau de preferência de um enlace em particular e é atribuído pelo administrador da rede. Este número pode ser baseado em qualquer critério: número de ASs que a trajetória cruza, estabilidade, velocidade, retardo ou custo.

DHCP

Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede. O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003 como RFC 3315.

FQDN

Fully qualified domain name é o nome de domínio que especifica a posição do nó na hierarquia do DNS. Um FQDN é estruturado da seguinte forma: "host.3rd-level-domain.2nd-level-domain.top-level-domain". Exemplo:

O FQDN será: "vat.domi.com"

ICMP

Internet Control Message Protocol, é um protocolo integrante do Protocolo IP, definido pelo RFC 792, e utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP e alterar o seu comportamento de acordo com o erro relatado. Os roteadores devem estar programados para enviar mensagens ICMP quando receberem datagramas que provoquem algum erro.

 

ISP

Internet Service Provider é um fornecedor de acesso à internet, agregando outros serviços relacionados tais como e-mail, hospedagem de sites, blogs, etc.

 

MTU

Acrônimo para a expressão Maximum Transmission Unit, que significa Unidade Máxima de Transmissão, e refere-se ao tamanho do maior datagrama que uma camada de um protocolo de comunicação pode transmitir.

 

RFC

RFC é um acrónimo para Request for Comments . Ele é um documento que descreve os padrões de cada protocolo da Internet previamente a serem considerados um padrão.

 

TTL

TTL é um acrónimo do inglês Time to Live, que significa o número de saltos entre máquinas que os pacotes podem demorar numa rede de computadores antes de serem descartados (máximo 255).

Qualquer roteador está programado para descontar uma unidade do TTL aos pacotes que o atravessam. Esta é uma forma de evitar que os pacotes permaneçam na rede por tempo infinito, caso o roteamento não esteja a ser feito devidamente, como no caso de looping.

Este valor também é útil no rastreio de circuitos percorridos pelos pacotes, como faz a ferramenta tracerouting.

 

 

anterior        próximo