Índice

Início
Introdução
Multihoming
     Tipos
IP
IPv6
     IPv4 x IPv6
     Shim 6
Conclusão
Perguntas e Respostas
Siglas
Referência

 

SHIM 6:

É um protocolo que especifica a camada 3 (camada de rede) para prover agilidade abaixo dos protocolos de transporte com capacidade de failover, de forma que a técnica de multihoming possa ser fornecida através do IPv6. Shim6 usa múltiplos prefixos de endereços IP e, por isso, é criticado por alguns devido aos impactos operacionais que o uso de prefixos múltiplos causa.

Os servidores em um site com múltiplos provedores alocados com prefixos IPv6 usarão o protocolo do SHIM6.

Possui inúmeras vantagens tais como a possibilidade de multihoming um site sem a necessidade de um prefixo de endereço IPv6 independente de provedor.

Está documentado nas RFCs 5533 a 5535 e foi proposto pelo working group do IETF Site Multihoming by IPv6 Intermediation (SHIM6). Estende o protocolo IPv6 de modo a suportar multihoming, escondendo-o das aplicações.

Estrutura 

Nas tecnologias que não carregam rótulos, como o Ethernet, é inserido um pequeno campo adicional ao cabeçalho pacote, entre os cabeçalhos da camada de ligação e camada de rede, denominado “shim header”.

Camada SHIM6 - http://www.shim6.org/

 

A sub-camada inserida ao nível IP nos hosts de um determinado site multihomed, permite a estes efetuarem multihoming. Esta sub-camada é responsável por realizar a correspondência entre o contexto identificador para as camadas de transporte e superiores (referido como Upper Layer ID ou ULID), e o grupo de locators existentes numa única comunicação entre dois hosts.

O cabeçalho Shim consiste em 32 bits em quatro partes: 20 bits são usados para o rótulo, 3 bits para funções experimentais, 1 bit para função de de empilhamento e oito bits para TTL.

No SHIM6 há a utilização de locators ao invés de name space, sendo este designado como ULID. Quando os diferentes locators utilizados numa comunicação multihoming mudam com o tempo, os locators utilizados como ULID mantêm-se. Na prática, um host multihomed vai assumir o ULID origem a um dos seus locators de acordo com a selecção do endereço de origem por omissão. O ULID destino será obtido através do DNS via FQDN lookup do host de destino.

anterior        próximo