Índice

Início
Introdução
Multihoming
     Tipos
IP
IPv6
     IPv4 x IPv6
     Shim 6
Conclusão
Perguntas e Respostas
Siglas
Referência

Introdução

A Internet não foi projetada para uso comercial, no início da década de 1980, ela poderia ser considerada uma rede predominantemente acadêmica, com cerca de 100 computadores interligados. Porém, atualmente é utilizada pelo mundo inteiro para os mais diversos fins, fazendo com que haja a necessidade de mais endereços IP disponíveis.

Embora o espaço de endereçamento do IP versão 4, de 32 bits, não seja pequeno: 4.294.967.296 endereços, ainda assim há a previsão de esgotamento dos endereços livres. Logo, surge o IPv6 que quadruplica a quantidade de endereços IP.

A convergência das redes de telecomunicações futuras para a camada de rede comum, o IPv6, prevê o aparecimento de novos serviços sobre IP (por exemplo: VoIP, streaming de vídeo em tempo real, etc). O IPv6 suporta intrinsecamente classes de serviço diferenciadas, em função das exigências e prioridades do serviço em causa.

O IPv6 suporta a mobilidade dos utilizadores, onde estes poderão ser contactados em qualquer rede através do seu endereço IPv6 de origem.

Com o IPv6, surge o host multihoming numa única interface, possibilitando a
existência de múltiplos endereços por interface de um host.

 

anterior        próximo