Índice

Início
Introdução
Multihoming
     Tipos
IP
IPv6
     IPv4 x IPv6
     Shim 6
Conclusão
Perguntas e Respostas
Siglas
Referência

Multihoming

Multihoming é a técnica de se utilizar múltiplos pontos de conexão a fim de evitar uma parada da rede se uma das conexões falhar. Além de permitir múltiplos pontos de conexão, outro ponto importante é o fato de permitir o equilíbrio da carga, diminuindo o número de computadores que acessam a internet por qualquer uma das conexões, otimizando o desempenho e diminuindo os tempos de espera.

ISP (internet service provider) é um fornecedor de acesso à internet, agregando outros serviços relacionados tais como e-mail, hospedagem de sites, blogs, etc. Quando uma rede é conectada a mais de um ISP, a técnica também é chamada de multihoming. O objetivo é aumentar a qualidade e robustez da conexão à internet para uma rede IP (Internet Protocol). Também é possível estender estes conceitos a equipamentos, especialmente quando cada um deles tem mais de uma interface, e cada uma das interfaces é ligada a diferentes redes.

Cada provedor designa um endereço IP (ou uma faixa de endereços para a empresa). Os roteadores usam o BGP (Border Gateway Protocol), que é parte da suíte do protocolo TCP (transmission control protocol)/IP, para rotear entre as redes usando protocolos diferentes. Em uma rede multihoming, o roteador utiliza uma IBGP(Internal Border Gateway Protocol) na rede interna e o EBGP (external Border Gateway Protocol) para se comunicar com outros roteadores. Tão logo o roteador perceba que a conexão a um provedor caiu, ele transfere todos os dados para um dos outros roteadores. O BGP e o EGP são protocolos de roteamento interdomínios, criado para uso nos principais roteadores da internet.

A premissa básica do multihoming é prover uma solução para eliminar problemas de conexão à rede por falhas em um único ponto. Os servidores têm múltiplos links de upstreams para provedores individuais de serviços. Cada um destes links de upstreams deve estar a uma distância adequada um do outro para evitar problemas de queda simultânea de todas as conexões causadas por um acidente.

O posicionamento dos roteadores e switches deve ser organizado de tal modo que todo o acesso de rede para uma determinada máquina não deve em circunstância alguma, ser controlada por um único ponto de controle de hardware. Às vezes, múltiplos uplinks Internet estão configurados para convergir em um roteador. Quando isso for feito, qualquer avaria do único roteador leva a desconexão do uplink Internet, mesmo quando vários provedores estão conectados.

Um determinado host deve ser ligado à rede através de interfaces de rede, cada uma das quais é conectada a um roteador ou switch separado.

Um host não deve ser somente acessível, mas também deve ser relacionado com uma resolução de nomes funcional ao servidor específico. Isso é importante para garantir a alta confiabilidade.

 

anterior        próximo