5. Perguntas

1) Quais os dois tipos de modulação utilizados pelas tecnologias que compõem o xDSL e qual o conceito de cada um?

  • Carrierless Amplitude/Phase: divisão em três diferentes bandas, a saber: Banda de voz (0 - 4 kHz); Banda de upload (25 - 160 kHZ); Banda de download (240 kHz até o máximo oferecido)

  • Discrete Multitone: Também divide o sinal, mas em 256 canais, de aproximadamente 4kHz cada, que são monitorados para garantir a qualidade do serviço através da flexibilidade do sinal.


2) Cite uma vantagem do uso de uma das tecnologias do xDSL sobre o HFC.

O cable modem compartilha o comutador com outros usuários, levantando a hipótese, dessa forma, de que os outros usuários da rede possam ter acesso a seu computador, não garantindo a segurança da rede. As tecnologias do xDSL não permitem isso, já que, através delas, o usuário possui uma linha dedicada com a estação de telefonia.


3) Por que a distância é um fator limitante para a implantação de um serviço DSL e não pro serviço de telefonia?

Nas linhas de transmissão ocorre um fenômeno conhecido como atenuação, que é a queda de intensidade da energia de um sinal ao propagar-se por um meio. Para combater a atenuação dos sinais de voz, as companhias telefônicas colocam em algumas regiões "bobinas de carga", que funcionam como amplificadores do sinal de voz. Porém, elas acabam funcionando como "filtros passa-baixa", impedindo a transmissão de freqüências acima de, aproximadamente, 4kHz. Dessa maneira, a existência de "bobinas de carga" em determinadas regiões podem impedir o uso da tecnologia DSL.


4) Como o VDSL consegue atingir velocidades tão altas?

Tal velocidade é possível pelo fato de que são utilizadas linhas de fibra ótica para fazer a comunicação do cliente com as centrais telefônicas. Essa é uma taxa realmente assombrosa de velocidade, mas tem o viés de ser possível apenas a distâncias muito pequenas.


5) Em qual camada de rede o xDSL atua? Existe alguma vantagem nisso?

O conjunto de tecnologias denominado xDSL atua na camada física das redes e, por isso, as transmissões de dados feitas através dela são transparentes ao uso de protocolos.