3.

A família DSL: os principais componentes

ADSL - Asymmetric DSL

A "Asymmetric Digital Subscriber Line" (ADSL) ou "Linha Assimétrica Digital de Assinante" é a variante mais comum da família DSL. O seu conceito diz que os usuários finais requisitam mais dados (efetuam downloads) do que os enviam (efetuam uploads), o que define uma assimetria no caminho dos dados, e justifica uma faixa de freqüências muito maior para o envio de dados da Internet para o usuário do que o contrário.

Além disso, as companhias telefônicas, ao estabelecerem quantidades limitadas de transferência de dados, impedem que milhares de conexões ativas em um mesmo DSLAM possam criar interferência (mesmo considerando a atenuação de sinal, um número muito alto de conexões em um mesmo ponto poderia criar interferência no lado das estações telefônicas, interferindo na qualidade do serviço). Dessa maneira, as companhias garantem uma qualidade de serviço razoável fazendo uso de uma característica natural do uso da Internet.

HDSL - High bit-rate DSL

Desenvolvido inicialmente pela Bellcore, a "High-Bit-Rate Digital Subscriber Line" (HDSL) ou "Linha Digital de Assinante de Alta Taxa de (transferência de) Bits" foi regulamentada pela ANSI (EUA) e pela ETSI (Europa) e cobre transmissões de dados feitas com o padrão T1 (método de transmissão digital para multiplexar canais de voz ou de dados) a uma velocidade de 784kbps em cada um dos dois pares de cabos trançados utilizados, alcançando, no máximo, 1.5Mbps, aproximadamente, de taxa de transferência de dados. Outra característica sua é a simetria na conexão, ao contrário da ADSL.

Além disso, a HDSL utiliza a banda de transmissão de voz, impedindo o uso simultâneo do telefone convencional. Como a HDSL faz bom uso da tecnologia T1, seu uso é uma boa escolha para as situações onde o T1 é presente (geralmente em escritórios comerciais dos EUA).

IDSL - ISDN DSL (Integrated Services Digital Network DSL)

IDSL é a sigla para Integrated Services Digital Network (ISDN) Digital Subscriber Line, ou Linha Digital de Assinante com ISDN e ISDN, ou Rede Digital de Serviços Integrados, é a idéia de centralizar em um único meio de transmissão todos os tipos de transferência de dados dos usuários residenciais tradicionais, incluindo telefone, Internet e televisão a cabo.

Suas características principais são o serviço dedicado (ao contrário do ISDN convencional, discado) e a taxa de 128kbps de transferência de dados através das linhas de telefone, de maneira digital, ao invés da tradicional forma analógica. Para isso, é necessária uma conexão direta digital com a central da companhia telefônica.

Como a velocidade da IDSL é significantemente mais baixa que a de outros tipos de DSL, a IDSL é usada em lugares onde não há outra opção de DSL, onde há uma vantagem econômica oferecida pela companhia telefônica ou, ainda, onde a localização do usuário final excede a distância máxima estabelecida para conexões ADSL, já que a IDSL não conta com problemas de limitação de distância.

RADSL - Rate Adaptative DSL

Rate Adaptive DSL (RADSL) ou DSL de Taxa Adaptativa é a variação da tecnologia DSL onde o modem RADSL ajusta a velocidade de envio de dados do cliente (que depende, geralmente, da distância e de ruídos) para que haja uma boa qualidade na velocidade de download. O motivo desse ajuste ser benéfico para o usuário torna-se claro ao lembrarmos que a velocidade média de transmissão de dados ao usarmos a tecnologia ADSL é inversamente proporcional à distância entre o modem do usuário e o modem da central telefônica.

Como há a variação da velocidade conforme há a da distância, uma tecnologia que adapte as bandas usadas para transferência, como a RADSL, tem a capacidade de manter os usuários a distâncias diferentes com taxas de download semelhantes - às custas, claro, das velocidades de upload. Através dessa técnica, o serviço torna-se mais tolerante a erros causados pelo ruído e pela perda do sinal originada pela distância.

SDSL - Symmetric DSL

A Linha Simétrica Digital de Assinante (Symmetric DSL) difere da ADSL no fato de que a assimetria pressuposta por esta não é verdadeira, ou não vale ser aproveitada. Ou seja, há simetria nas velocidades de download e de upload feitos pelo usuário.

Em compensação, a linha telefônica fica obstruída para uso simultâneo, já que todas as larguras de bandas são divididas para o download e o upload. Uma solução que algumas companhias telefônicas que oferecem esse serviço costumam adotar é diminuir a taxa de ambos os tipos de transmissão (envio/recebimento) e disponibilizar a linha telefônica em paralelo ou oferecer uma segunda linha telefônica ao cliente, para que este não deixe de usar o telefone convencional enquanto utiliza o modem SDSL.

VDSL - Very high bit-rate DSL

A VDSL ou Linha Digital de Assinante de Velocidade Muito Alta permite fornecer ao usuário velocidades muito altas de transferências de dados, que chegam, na teoria, a até 52Mbps. Tal velocidade é possível pelo fato de que são utilizadas linhas de fibra ótica para fazer a comunicação do cliente com as centrais telefônicas. Essa é uma taxa realmente assombrosa de velocidade, mas tem o viés de ser possível apenas a distâncias muito pequenas.

No entanto, esse viés tende a ser superado - ainda que parcialmente - em breve, já que a implantação de fibra ótica até os usuários finais (ou, ao menos, até os entroncamentos imediatamente anteriores aos usuários finais) está se tornando uma realidade. Com isso, a atenuação de sinal passa a ser um problema secundário (já que a atenuação existente na fibra ótica é muito pequena).