Introdução

Não é raro observamos sites de grandes empresas passando por problemas de lentidão ou de indisponibilidade de serviço. Muitas vezes estas empresas alegam simplesmente problemas técnicos, como se fosse alguma falha pontual no serviço. No entanto, é provável que muitos destes casos tenham seus problemas ocasionados pelo inesperado alto número de acessos simultâneos, o que pode ser causado por falta de planejamento ou por mera imprevisibilidade.

Tivemos casos emblemáticos recentes no Brasil, no decorrer da venda de ingressos para grandes eventos, como para a Copa do Mundo do Brasil, em que se pôde observar indisponibilidade temporária em determinados momentos, provavelmente ocasionados por picos de acesso. E temos o caso do evento musical Rock in Rio, que, apesar de vir aperfeiçoando, ano após ano, seus serviços online, já foi destaque negativo no mercado de vendas online, tornando a compra de ingressos uma atividade não agradável aos seus clientes.

Aliado a isso, sabe-se que, cada vez mais, a internet está presente na vida das pessoas. Nos últimos anos, observou-se um crescimento significativo no número de acesso e aplicação desse meio. Dados da IBM estimam que cerca de 90% de todo conteúdo a que temos acesso, foi gerado apenas nos últimos dois anos, o que é uma motivação ainda maior para o aprofundamento do entendimento deste fenômeno tão recorrente.

Introdução | Definições >>