Conclusão

Com o crescimento do uso da internet, novos meios de usá-la e com a tendência da inclusão digital, é inevitável que o tráfego nas redes aumente em igual (ou maior) proporção. Contudo, os servidores precisam estar prontos para receber e atender, com eficiência, essa demanda.

Contudo, a internet conta com diversos públicos e variadas situações que podem exigir ou não servidores "potentes", capazes de suportar um elevado número de acessos simultâneos.

Vimos que, em casos mais particulares, sites e serviços pequenos não costumam ter grande número de acesso. Por isso, reservar servidores com grandes capacidades seria um desperdício de recursos, visto que, na maior parte do tempo, uma fração considerável dessa capacidade seria subutilizada. Porém, ao serem referenciados por serviços de tráfego muito maior ou por pessoas influentes em redes sociais, o tráfego desses pequenos serviços frequentemente apresentam picos, que podem ocasionar lentidão no sistema ou até falhas no servidor. A essas ocorrências, damos o nome de Efeito Slashdot.

Vimos também, que esse aumento súbito no número de acessos pode ocorrer em serviços maiores, como sites de Notícias durante eventos de grande impacto. Ocorre que um grande número de usuários querem acessar as mesmas páginas ao mesmo tempo para, por exemplo, se informarem de determinado fato. Quando isso acontece, os servidores também podem não aguentar o tráfego e chamamos casos como esses de Flash Crowd.

Outra possibilidade vista no estudo, que pode levar a falhas nos servidores, são os Ataques DDoS. Nesse caso, a sobrecarga nos servidores é intencional e tem por objetivo dificultar o acesso de usuários legítimos ao serviço atacado.

Por fim, concluímos que, para um bom gerenciamento de serviços em rede, são necessários o controle de acesso constante e a aplicação de métodos preventivos que impeçam ou, pelo menos, dimuinuam a probabilidade dos cenários aqui vistos. Com a evolução da internet, acreditamos na importância do estudo e aprimoramento das técnicas apresentadas.

Perguntas

  1. Cite três situações que podem causar aumento atípico no tráfego de um site ou serviço.

    Casos de Slashdotting (ou Efeito Slashdot), Flash Crowd e ataques DoS.

  2. Qual a principal diferença entre Efeito Slashdot e Flash crowd?

    Flash crowd é caracterizado por aumento de acessos a websites populares provocado por algum grande evento. Enquanto no Slashdot, esse aumento é caracterizado por uma ou várias menções em feeds de notícias populares.

  3. No que consiste a sazonalidade e qual sua utilidade para a previsão de demanda de tráfego de um site?

    O estudo da sazonalidade permite modelar o comportamento do tráfego em períodos atípicos, se comparados à média global. Através desta modelagem, é possível calcular uma previsão de demanda de tráfego para o site de forma a prever os picos de acesso nestes períodos atípicos.

  4. No que consiste a simulação de ataques DDoS e qual sua utilidade?

    Consiste na geração de tráfego com os atributos de um ataque DDoS. Esta simulação permite testar se o servidor é robusto o suficiente para suportar um ataque DDoS.

  5. Dê exemplos de eventos cotidianos que possam resultar em casos de Flash Crowds ou Efeito Slashdot?

    Promoções em sites de e-commerce frequentemente resultam em cenários favoráveis para a ocorrência de Flash Crowds. Um exemplo familiar são as Black Fridays, que demandam atenção especial de grandes sites. Um cenário comum favorável ao Efeito Slashdot são compartilhamentos de posts em blogs pequenos por pessoas influentes nas redes sociais.

<< Prevenção | Conclusão e Perguntas | Referências >>