Cenários

Existem dois principais cenários que são responsáveis para o aumento significativo de acessos a uma aplicação ou servidor.

Quando esse aumento de acessos é feito intencionalmente por uma ou mais aplicações que utilizam técnicas maliciosas de sobrecarga, visando privar usuários reais de acessar um determinado conteúdo, é o que conhecemos e definimos como Ataque DoS.

Outro cenário se dá quando esses acessos são feitos por usuários legítimos, sem intenção de prejudicar o servidor. O aumento no tráfego geralmente é provocado por uma determinada conjuntura, por exemplo, o número de acessos a sites de notícias aumentam após eventos catastróficos ou eventos internacionais (como a Copa do Mundo). Esses fenômenos englobam casos de Efeito Slashdot e de Flash Crowd, ambos também definidos na seção anterior.

Vamos apresentar, separadamente, exemplos famosos de cada um desses casos.

Casos Não-intencionais

Um aumento súbito nos acessos de uma página pode ocorrer - e ocorrem - frequentemente em situações onde não existia previsão nem intenção de fazê-lo. Nesses casos, há um grande pico, um surgimento inesperado, de tráfego a um determinado website.

Muitas vezes, são os maiores sites de notícias, como MSNBC ou a CNN, que enfrentam esse problema durante grandes eventos mundiais (Flash crowd). Em outros momentos, uma aplicação anteriormente desconhecida, pouco explorada, é mencionada em um meio extremamente popular e passa a receber uma quantidade atípica de acessos (Efeito Slashdot). O resultado final de Flash Crowds e Slashdottings é geralmente a fraca permanência de acessos no lado do servidor e usuários extremamente insatisfeitos do outro lado.

  • Caso: Stephen Fry - Como Stephen Fry "derrubou" sites inteiros com um simples "tweet"

    Stephen Fry é um famoso ator, roteirista, apresentador de televisão e cineasta britânico. Ele revelou que regularmente derruba web sites com mais de 3 mil requisições por segundo por twittar um link em sua rede social, onde possui mais de 1,3 milhões de seguidores.

    Recentemente, o apresentador declarou que costuma recomendar conteúdo com frequência a seus seguidores e que, em 50% das vezes, o site com o determinado conteúdo "cai" em questões de segundos. Devido a quantidade inesperada de acessos as aplicações recomendadas não possuem capacidade necessária para atender a demanda de requisições.

    Hoje em dia, quando Stephen Fry considera um conteúdo importante na internet e vai recomendá-lo, ele tenta antes entrar em contato com administrador do website e alerta sobre a quantidade de acessos que o site pode obter.

  • Caso: 11 de Setembro - O atentado às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos

    Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros.

    Às 8:49 da manhã, a primeira rede de televisão e rádio reprtou uma explosão ou incidente no World Trade Center. Apenas um minuto depois, os primeiros boletins de notícias na internet da CNN e MSNBC relataram o ocorrido: "Fogo na torre do World Trade Center". Ambas as redes, CNN e MSNBC, colapsaram os servidores com o acesso intenso ao site e ficaram indisponíveis antes mesmo de relacionarem o fogo aos aviões sequestrados. [2]

  • Caso: Algpedia - Uma enciclopédia on-line dedicada a Algoritmos e Implementações

    A AlgPedia é uma enciclopédia colaborativa de algoritmos e implementações, foi um projeto final de curso do Bacharelado de Ciência da Computação desenvolvido pelos alunos Pablo Abdelhay e Thais Viana.

    No dia 17 de Julho de 2014, a Python Weekly ,uma revista semanal extremamente relevante na comunidade de desenvolvedores da linguagem Python de todo o mundo, publicou em seu editorial a Algpedia como sendo um projeto interessante. Poucos minutos após a divulgação via e-mail da newsletter (Figura 1) pra todos os seus seguidores, o servidor de Departamento de Ciência da Computação da UFRJ não suportou a quantidade acessos e colapsou.

    Figura 1: Captura de tela da Newsletter emitida pela revista Python Weekly que resultou num caso de Slashdotting, sobrecarregando os servidores da AlgPedia.

    Usando a ferramenta de controle de acesso Google Analytics, podemos perceber que a AlgPedia é um caso clássico do Efeito Slashdot, tendo cerca de 150 acessos no dia de lançamento, praticamente todos os acessos vindos do Rio de Janeiro, e no dia 17 de julho recebe 2,107 acessos antes do servidor colapsar, como pode ser visto na Figura 2, abaixo.

    Figura 2: Tráfego do site AlgPedia, segundo dados do Google Analytics.


Casos Intencionais

Como dito anteriormente, o aumento do tráfego em determinado sevridor pode ser feito de forma intencional. Um dos motivos para causar esse excesso de acesso pode ter fins maliciosos, como impedir que usuários legítimos tenham aceesso a determinado serviço, são os casos de Ataques DoS.

  • Caso: Ataques ao Governo - Ataque DDoS a sites do Governo Brasileiro

  • Em Junho de 2011, sites do governo brasileiro, como os sites da Presidência (presidencia.gov.br) e da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br), sofreram ataques identificados posteriormente como o método DDoS (Distributed Denial of Service).

    Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), responsáveis pela hospedagem dos sites, os ataques não foram bem sucedidos e não houve acesso aos bancos de dados, nem maiores danos aos sitemas. As páginas desses domínios ficaram indisponíveis ou muito lentas, na madrugada do dia 22 de Junho de 2011. [6]

<< Definições | Cenários | Prevenção >>