Perguntas


     Perguntas selecionadas a cerca dos tópicos abordados. Sinta-se livre para usar nossos contatos. Mais informações a respeito de redes centradas a conteúdo podem ser encontradas em nossas referências bibliográficas.



1     Qual a principal diferença entre o modelo atual e o proposto em CCN?

     A principal diferença é a presença de caches nos nós da rede, que armazenam o conteúdo que passa por eles para que, quando o mesmo conteúdo for requisitado, este nó possa devolver o conteúdo sem enviar outra requisição ao servidor.


2     É possível que a requisição por conteúdo leve mais tempo para ser atendida, já que temos que procura-lo nos caches?

     Sim, porém a ideia da arquitetura CCN é minimizar os casos em que um conteúdo deve ser requisitado diretamente no servidor, criando protocolos de armazenamento e busca para que o impacto no tempo de requisição seja mínimo, suficiente pequeno para não gerar desconforto ao usuário.


3     No modelo de buscas oportunísticas, como a variação do TTL impacta o tempo de busca na rede?

     A variação do número de TTLs feitos gera um impacto no tempo de busca em função da popularidade do conteúdo requisitado, porém sempre com um comportamento similar. Conteúdos mais populares precisam de menos TTLs para serem encontrados, em teoria. O oposto vale para conteúdos menos populares. Assim, aumentar o TTL para um conteúdo mais popular pode não gerar tanto impacto no tempo de busca, porém para um menos popular, é mais provável que gere grandes atrasos na mesma.


4     No modelo de buscas oportunísticas, como podemos garantir a interconexão dos nós de mesmo domínio?

     Podemos garantir que eles estão conectados a todos os outros de mesmo domínio através de uma rede virtual, onde o tempo de transmissão entre os nós teria ordem de grandeza muito inferior do que entre nós de domínios distintos.


5     Na adaptação do modelo teórico para a realidade, o que representaria o maior custo em sua implementação?

     Olhando somente para o conceito geral de CCN, sem se aprofundar muito em uma arquitetura específica ou outra, o maior custo seria o de equipar todos os nós da rede com o cache, com hardware e software capazes de realizar buscas rápidas o suficientes para não impactar o tempo de aquisição do conteúdo.