Modelo de Buscas Oportunísticas


     Existem modelos alternativos em estudo e desenvolvimento, com outras políticas de busca por conteúdo, visando aumentar a chance de encontrar algo sem se adentrar muito pela rede. Essa página trata de um modelo oportunístico em desenvolvimento no LAND [2]

     A hierarquia utilizada nesse modelo consiste de camadas divididas em domínios, cada domínio possui uma série de roteadores interconectados, capazes de armazenar conteúdo em cache de acordo com os conceitos da arquitetura CCN. A busca é realizada dentro de um domínio, procurando de maneira aleatória pelo conteúdo desejado, passando o pedido para um domínio acima se não o encontrarmos, até chegarmos ao publisher, que deve manter uma cópia do conteúdo. Chamamos essa busca dentro do domínio de passeio aleatório.

     Abaixo segue um esquema de uma requisição, onde as setas verdes representam as requisições a domínios superiores, as roxas, as requisições dentro dos domínios, e as azuis o caminho seguido pelo conteúdo até o usuário, após ser encontrado.


Imagem 1 - Fluxo da requisição na arquitetura [2]


     Nesse modelo, assumimos que todos os nós de um domínio estão conectados virtualmente em uma rede IP, portanto a escolha do próximo nó dentro do domínio atual pode ser feita de maneira que a probabilidade de procurarmos o conteúdo em determinado nó é igual para qualquer nó.

     Cada conteúdo em cada roteador possui um contador, que armazena quantas requisições foram feitas por aquele conteúdo que passaram por aquele nó. Ao atingir um limite superior, o conteúdo em questão é armazenado no cache, de maneira que assim conteúdos menos desejados não ocupem espaço no cache. Esse contador é decrementado somente com o passar do tempo, e se algo no cache possui seu contador retornando ao limite inferior, ele é desalocado do cache.

     É importante notar que, ao transmitir o conteúdo para o usuário, ele nunca é armazenado mais de uma vez no mesmo domínio na mesma transmissão, ou seja, se na busca pelo conteúdo foram visitados diversos nós em um domínio, ao transmiti-lo de volta ele só será armazenado em um nó daquele domínio,de maneira que não saturemos um domínio com o mesmo conteúdo por causa do passeio aleatório.