Conclusão


     Muito já foi estudado e modelado na área de CCN, porém ainda há muito o que se estudar para tornar o modelo implementável numa rede real sem grandes impactos em custo e trazendo o máximo possível de melhorias em desempenho. Com um futuro onde o sistema atual não será aceitável à vista, concluimos que renovar a arquitetura e se adaptar ao novo mundo é mais do que necessário.

     A área de CCN ainda é jovem, com amplo espaço para discussões e reformas de sua arquitetura, pois ainda não foi decidido, ou se quer proposto, uma arquitetura que fosse objetivamente ótima e funcional, resolvendo todos os problemas levantados. Isso é visível ao analisarmos o quão diferentes as arquiteturas são entre as propostas, cada uma com suas qualidades e defeitos.

     Porém, uma das poucas certezas da área é a de que ela tem tudo para substituir a arquitetura baseada em IP atual, já que todas as arquiteturas se baseiam no que o IP fornece atualmente, expandindo o que pode ser feito na rede para otimizar a busca pelo conteúdo. De maneira geral, o foco deixa de ser o local de armazenamento para ser o conteúdo armazenado, refletindo o novo paradigma de conteúdo - pouco interessa ao usuário a origem dele, desde que seja seguro e pertinente aos seus interesses.