Áreas de Aplicação

O que é auto organização da RSSF?

Em redes autonomas e de larga escala o dinamismo é um fator potencialmente problemático. Nesses tipos de redes os nós podem estar em constante modificação, seja pela mobilidade, seja pela perda do nó. Então, é importante implementar algoritmos que considerando essa dificuldade, permita que a rede continue funcionando normalmente. A RSSF possui essa característica então é importante que haja algoritmos de roteamentos e estratégias para que a rede não falhe.

 

A RSSF é considerada vulnerável?

Os motes, geralmente, encontram-se presentes diretamente nas áreas de monitoramento que, por sua vez, podem receber qualquer tipo de influência e varia para cada situação. Dessa forma, eles apresentam uma certa vulnerabilidade física.

Entretanto, a RSSF como um todo não é considerada vulnerável pois, como ela apresenta carater cooperativo, os nós se ajudam na tarefa de retransmissão dos dados. Então, um mote destruído por algum motivo, pode não representar problema para a rede.

Uma outra maneira de enxergar a vulnerabilidade desse tipo de rede, seria analisando pelo lado da segurança da informação. Os motes apresentam poucos recursos e isso dificulta a implementação de técnicas de segurança sofisticadas. Podemos arriscar dizer que a RSSF é pouco vulnerável, entretanto pouco segura.

 

Cite exemplos de aplicações de RSSF com dispositivos diferentes de motes.

Os próprios celulares e notebooks acoplados com sensores, poderiam formar uma RSSF. Suponha que seja necessário monitorar a temperatura de um laboratório. Cada notebook no local e as próprias pessoas munidas de um celular poderiam funcionar como nós da rede. As informações seriam repassadas a um computador que estaria coletando e analisando essas medidas.

 

Por que a dupla NesC e TinyOS é a ferramenta mais utilizada no desenvolvimento?

Redes de Sensores Sem Fio poderiam fazer o monitoramento de centros comerciais, casas e apartamentos para detectar possíveis perígos para a segurança de pessoas em tais locais. Sensores poderiam ser utilizados, por exemplo, para detectar uma grande concentração de gás inflamável em um determinado comodo da casa, o que representa um risco de explosão.

As Redes de Sensores Sem Fio pode ser usadas também com a função de Controle.Nas indústrias, inserindo sensores nas peças, com a finalidade de tentar detectar erros e fazer portanto um controle de qualidade. Ou então, utilizando sensores dentro de máquinas, como automóveis, para monitorar seu funcionamento de maneira prática, e tentar detectar defeitos ou mau funcionamento.

O que são os protocolos de acesso ao meio?

Em redes multiponto, onde o mesmo meio de comunicação é compartilhado entre as estações, é preciso organizar o acesso ao meio de transmissão, para otimizar o uso do meio, e evitar que duas ou mais estações usem o meio ao mesmo tempo, ocasionando colisões, perda de informações e diminuição da performance da rede. Alguns exemplos de protocolos: ALOHA, CSMA, CSMA/CD e CSMA/CA