aa Site da UFRJ










Introdução

            Após o grande desenvolvimento da eletrônica e da computação nas últimas décadas, o computador pessoal, fazendo uso da internet, tornou-se parte da vida cotidiana atual. Pessoas ao redor do mundo desejam se comunicar internacionalmente em tempo real e, graças a essa tecnologia, conseguem com facilidade impressionante. Fábricas tentam produzir apenas aquilo que será vendido da forma exata como o cliente pediu. A velocidade dos processos de produção só tende a aumentar e a automação ganha cada vez mais espaço em diferentes áreas de trabalho.

            É nesse contexto, que a tecnologia de sistemas RFID aparece. Apesar de já existente há algumas dezenas de anos, só recentemente foi possível utilizá-la de forma realmente vantajosa. Somente após generosos investimentos em pesquisas, conseguiu-se baixar seus custos e criar normas necessárias para seu bom funcionamento. A capacidade de comunicação por ondas de rádio com praticamente qualquer objeto a torna excelente para maioria dos tipos de linha de produção moderna ou cadeias de abastecimento. Sua ubiquidade se encaixa quase perfeitamente nas necessidades de monitoramente em tempo real.

            As atuais aplicações de sistemas RFID estão acabando com gargalos de produção e tornando alguns processos muito mais seguros. No entanto, as mesmas vantagens trazidas por essa tecnologia também assustam muitos ao possibilitarem diversos tipos de espionagem e de invasão de privacidade. Dessa forma, como qualquer recurso de alto nível tecnológico, o seu uso futuro deve ser escolhido com intuito de facilitar o nosso dia-a-dia, não para causar transtornos ou constrangimentos.

           

[Anterior]                                                                                                                                                 [Próximo]