Biometria - Reconhecimento de Retina

UFRJ


Links Externos

Observações Gerais

Operação do sistema

        As próximas linhas darão uma idéia do uso de um sistema biométrico.

        O usuário deve proceder da seguinte forma:

        • Se estiver de óculos, ele deverá retirá-los (Isso não é necessário para lentes de contato);

        • Se houver necessidade, digita-se o PIN. Isso não é necessário quando se compara uma assinatura com todas do banco de dados;

        • A cabeça deverá ser alinhada de acordo com as instruções de cada aparelho;

        • Quando o alinhamento for alcançado, a varredura começa.


        A etapa de registro é a mais complicada e pode levar alguns minutos. A presença de um técnico é indicada aqui. Ele ajudará o usuário e oferecerá instruções sobre o uso do equipamento e auxílio para o alinhamento correto do olho. Além disso, ele deverá julgar a qualidade da assinatura, repetindo o registro quantas vezes forem necessárias. No sistema EyeDentify um técnico faz várias amostras da retina do usuário e observa se o fator de correlação entre elas é alto. Dessa maneira, ele pode julgar a excelência do processo.

        A verificação, por outro lado, é muito rápida, de forma que um usuário experiente leva apenas alguns segundos. Para se ter uma noção, o sistema da EyeDentify é capaz de comparar uma assinatura com outros 3000 modelos em menos de 5 segundos (Ele possui vários processadores, cada um lidando com uma parte do banco de dados). A única variante no tempo de verificação é o tempo que o usuário leva para se alinhar, o que pode ser muito rápido depois que se adquire experiência.

        O alinhamento é de suma importância, garantido que o eixo óptico do indivíduo esteja alinhado com o eixo da câmera e consequentemente assegurando uma varredura eficiente. Para isso, ele é instruído a focar um alvo de acordo com as instruções de cada sistema antes do início da varredura. A focagem desse alvo garante que a imagem está se formando na fóvea, onde a imagem é mais nítida. O alinhamento implica que a biometria de retina só pode ser feita com a cooperação do usuário. Ademais, os dois sistemas citados anteriormente suportam rotações do rosto do indivíduo graças a seus respectivos algoritmos de rotação. O primeiro aceita somente desvios pequenos, enquanto o segundo aceita desvios de qualquer tamanho.

Erros

        Algumas fontes comuns de erros são:

        • O alinhamento incorreto do olho;

        • A presença de óculos pode acarretar reflexões do feixe de luz da câmera nas lentes, em vez do fundo do olho, gerando uma assinatura muito fácil de ser duplicada. Além disso, como os óculos podem escorregar em cima do nariz, a luz sofre desvios diferentes a cada varredura, distorcendo o sinal de maneira diferente a cada varredura. A presença de lentes de contato é tolerada. A luz pode sofrer alguma distorção em suas bordas, mas geralmente o efeito é desprezível;

        • Casos extremos de miopia, astigmatismo ou hipermetropia podem impossibilitar a varredura;

        • Tamanhos reduzidos de pupila podem resultar em luz insuficiente para a obtenção correta da imagem, já que isso reduz a quantidade de luz que entra e sai do olho;

        • A luz ambiente também pode interferir nos resultados. Um ambiente muito claro, além de contrair as pupilas, altera a quantidade de luz que chega até o receptor, prejudicando a qualidade do sinal recebido. A interferência da luz ambiente também impede que a biometria de retina seja realizada a uma distância pouco maior que a alguns centímetros do olho.

Desempenho

        O sistema da EyeDentify Inc. foi testado pela Sandia National Laboratory e obteve o seguinte resultado: nenhuma aceitação falsa e somente 3 rejeições falsas,o que representa menos de 1% de toda a amostra.

        Já o segundo sistema realizou diversos experimentos, que incluíam entre eles a rotação aleatória das imagens (Para mais detalhes veja o site do artigo original). Os resultados mostraram uma acurácia 99,0 %.

        Na figura 1, pode-se observar que para grandes valores de aceitação genuína temos uma taxa muito pequena de falsa aceitação.

Figura 1: Relação entre taxas de aceitação genuina e falsa aceitação. Retirada de [3].

Custo

        A câmera responsável pela obtenção da imagem impõe um custo mínimo num aparelho de biometria de retina que geralmente é muito caro se comparado a outros tipos de biometria. A produção em massa é uma possível solução para a redução do preço do produto final.

Voltar Topo Próximo