Página Inicial
Siglas e acrônimos
Introdução
A tecnologia UMTS
A família HSPA
O sistema LTE
LTE-Advanced
Perspectivas
Considerações finais
Perguntas e respostas
Bibliografia
 

Introdução

O rápido crescimento ao redor do mundo das redes UMTS desde seu lançamento se deve às grandes possibilidades que tal tecnologia demonstrou ter se comparada com os serviços disponíveis até então. As evoluções que se seguiram a partir daí visavam fornecer ao usuário final serviços mais eficientes, viabilizando novos modelos de negócio, tornando a tecnologia cada vez mais atrativa.

A chegada ao Brasil das primeiras redes 3G veio acompanhada de muita discussão em termos de sua regulamentação, além das promessas das operadoras por serviços de qualidade, de modo a inovar o acesso a serviços de telecomunicações. O cenário real acabou por ser um pouco distante do imaginado, tornando o processo de implementação dessa tecnologia um tanto lento. Nesse sentido, torna-se importante compreender os padrões propostos para que as discussões possam ser pautadas em escolhas técnicas adequadas para o mercado nacional.

Este trabalho busca apresentar e realizar uma breve discussão acerca dos padrões de banda larga móvel, iniciando a partir das redes UMTS, que inauguraram os serviços de terceira geração, passando por uma análise dos sistemas HSPA, que trouxeram importantes progressos para o setor, além de destacar os mais recentes trabalhos e estudos da tecnologia LTE, um importante passo para a quarta geração, que tem no projeto LTE-Advanced seu principal norteador.

Por fim, serão colocadas algumas perspectivas com relação às futuras implementações, destacando-se possíveis obstáculos para a adoção de determinada tecnologia. A elaboração de cinco perguntas e respostas ao final do trabalho aborda partes relevantes do tema, apresentadas ao longo do texto.