Página Inicial
Siglas e acrônimos
Introdução
A tecnologia UMTS
A família HSPA
O sistema LTE
LTE-Advanced
Perspectivas
Considerações finais
Perguntas e respostas
Bibliografia
 

Perguntas e respostas

Questão 1:

    Qual a diferença entre os padrões ADSL e UMTS em termos de bandas de download e upload?

      O padrão ADSL apresenta limites diferentes para as taxas de upload e download. Já o padrão UMTS usa bandas de mesma capacidade para upload e download. Isso o torna mais eficiente para a realização de serviços como conversas em tempo real com vídeo, telefonia, entre outros.
[+/-]

Questão 2:

    Como é realizado o controle de erros através do método HARQ nas redes HSPA?

      A arquitetura HARQ faz a retransmissão de pacotes com erros em até 10 ms, em diferentes codificações, estas ortogonais entre si. O usuário, ao receber um pacote com erro, o salva e depois o combina com suas retransmissões. Esse modelo permite que mesmo que as retransmissões também tenham erros, a combinação destas pode gerar pacotes sem erro.
[+/-]

Questão 3:

    A que tipo de serviços são destinadas as transmissões não escalonadas no padrão HSUPA?

      Essas transmissões são melhores adaptadas a dados sensíveis a atrasos, como vídeo-conferências e VoIP, entre outras. Isso se dá porque o escalonador do nó-B na arquitetura não consegue suprir a banda e o baixo delay necessários.
[+/-]

Questão 4:

    Como funcionam as técnicas FDD e TDD utilizadas no padrão LTE?

      O FDD (Frequency Division Duplex) faz uso de duas faixas de freqüências distintas, onde é possível enviar dados por uma freqüência e recebê-los através de outra. Por sua vez, o TDD (Time Division Duplex) só utiliza uma única faixa de freqüência, transmitindo e enviando em tempos diferentes.
[+/-]

Questão 5:

    O padrão LTE corresponde a um sistema de 4ª Geração (4G)?

      Não, o padrão LTE ainda representa um sistema de 3ª Geração. Um sistema só poderia ser denotado como 4G se seguir certos requisitos, estabelecidos pela International Telecommunication Union (ITU), como suporte à taxa de 100 Mbit/s para situações de alta mobilidade e de até 1 Gbit/s para cenários de baixa mobilidade.
[+/-]