Transferências no Wireless USB

A especificação do Wireless USB define os mesmos tipos de transferências e tipos de pipe para o fluxo de dados. No entanto, devido à alta taxa de erros encontrada nos sistemas wireless, o protocolo do Wireless USB define mecanismos diferentes para realização de transferências isocrônicas.


A primeira mudança significativa está na verificação de erros. A taxa de erros de uma transmissão de dados via WUSB é da ordem de 10-4. Para atingir a mesma confiabilidade do USB a essa taxa de erros, o mesmo pacote teria que ser enviado diversas vezes. Essa abordagem pode ser evitada utilizando pacotes de “handshaking” para verificar a entrega dos pacotes.


Para aumentar a confiabilidade da transmissão, as transferências isocrônicas em WUSB também permitem o reenvio de pacotes caso seja detectado um erro de transmissão. Além disso, caso a taxa de envio de pacotes nessas transferências seja maior do que um pacote por frame, esse envio pode ser realizado em rajadas, diminuindo a quantidade de pacotes de “handshaking” utilizados. O tamanho da rajada deve ser definido de acordo com a taxa de envio da transferência, pois quanto maior for a quantidade de pacotes por rajada, maior será a freqüência das rajadas que serão recebidas com erro.

 

 

Top