O barramento USB possui uma topologia da forma de estrela em camadas (tiered star). Neste tipo de topologia, um único PC (root) pode se conectar a vários periféricos (partes que provêem funções ao sistema) e ainda, a hubs (pontos de conexão, definidos como uma classe especial de dispositivos no USB), que por sua vez conectam outros periféficos.
Como ilustrado na figura 4-1, no centro de cada estrela, há um hub e cada ponto é um dispositivo que se conecta a uma porta de um hub. Um hub típico pode possuir 2, 4 ou 7 portas. Um dispositivo (periférico) pode ainda ser um dispositivo composto, contendo um periférico e um hub (Por exemplo, uma impressora conectada a um host PC pode possuir portas USB, para que possamos plugar um cabo para imprimir fotos diretamente de uma câmera digital ou ainda conectar outros dispositivos). A cada dispositivo composto na rede é designado um endereço único.
Figura 4-1: Topologia USB (cabeado). Figura adaptada de [1].
No USB, o host inicia uma transmissão de dados através dos dispositivos conectados a ele através da alocação de slots de tempo a cada dispositivo (Time division Multiplexing - TDM). As conexões entre um host e um dispositivo lógico são ponto-a-ponto e dirigidas do host para o dispositivo. Além disso, um host no USB pode fazer conexões lógicas com um número de até 127 dispositivos.
O Wireless USB possui topologia semelhante ao do USB cabeado, onde a diferença principal entre as duas é a ausência de hubs na não-cabeada, como ilustrado na figura 4-2.

Figura 4-2: Topologia do Wireless USB. Figura extraída de [8].
Top